Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43930

TítuloAvaliação da eficácia de uma intervenção pedagógica na promoção de uma alimentação saudável com base na análise comparativa de hábitos alimentares e doenças associadas em vários países no mundo.
Autor(es)Almeida, Pedro Manuel Oliveira
Orientador(es)Precioso, José
Data2015
Resumo(s)O presente relatório retrata o desenvolvimento e aplicação de um Projeto de Intervenção Pedagógica sobre um tema de relevância mundial - A alimentação e a saúde humana. O objetivo principal do mesmo consistiu na melhoria dos conhecimentos a serem aplicados também no quotidiano da vida de um conjunto de alunos com dificuldades de aprendizagem, enquadrados num con-texto educativo específico. O tema em questão suscitou natural curiosidade em todos, pelo que pretendi que as pesquisas realizadas pelos discentes incluíssem, mesmo de forma simples e indireta, alguma in-vestigação realizada por eles próprios. Assim, o público-alvo onde este trabalho foi implementado reportou-se a uma turma mista composta inici-almente por 21 alunos de Ensino Vocacional designada de “Aprender Agora, Enfrentar o Futuro” integrada na Escola Básica Dr. Francisco Sanches, e como tal, pertencente ao agrupamento de escolas com o mesmo nome. Englobou vários trabalhos em grupo de pares em que os alunos observaram hábitos de 10 países de espaços geográficos distintos, analisando criticamente os seus hábitos alimentares. Este trabalho de natureza prático-construtivista é composto por várias etapas (14 sessões), tendo sido iniciado com a aplicação de um teste de avaliação de conhecimentos prévios dos alunos (Pré-teste) cujos resultados condicionaram e serviram para ajustar o projeto nas diversas fases às necessidades pedagógi-cas dos alunos para que se cumprisse(m) o(s) objetivo(s) propostos. Quanto ao decurso de todo este processo, serão apresentadas e descritas cronologicamente as 14 sessões que foram decorrendo faseadamente (temporalmente não contínuas) e que também descrevo com apoio de algumas imagens ilustrativas. Na última das sessões apliquei o mesmo teste (agora designado de pós-teste), que mostrou uma melhoria acentuada dos conhecimentos dos alunos, também revelando de forma muito clara, que as atividades práticas com cariz investigativo têm um potencial pedagógico importantís-simo nas aprendizagens das crianças e dos adolescentes. Referir que, para além do projeto de intervenção, planeei mais alguns trabalhos que por questões de horário não foram concretizados, idealizei e colaborei noutras atividades ligadas a outras disciplinas inte-gradas no curso, tal como nas artes de palco (expressão dramática), no português e na matemática. Voluntariamente, dei algumas aulas de música (Guitarra) e até elaborei um trabalho coletivo de montagem de luzes de Natal (a Ciência aplicada à eletricidade). Em anexo poderão ser visualizadas todas as fichas e as planificações referentes às sessões destinadas ao projeto assim como imagens e documentos referentes às atividades transversais acima descritas.
The present report portrays the development and application of a Pedagogical Intervention Project on a topic of world-wide relevance – nourishment and human health. The main goal consisted also in the improvement of knowledge to be applied in the daily life of a group of students with learning difficulties, framed in a specific educational context. The topic of discussion raised everybody’s natural curiosity, by means of which I intended that the researches done by students would include, even in a simple and indirect way, some investigation carried out by themselves. So, the target-audience about whom this work was implemented reported to a co-educational class, initially composed of 21 students of Vocational Education named: “Learn Now, Face the Future “integrated in Dr Francisco Sanches Basic School, and as such, belonging to the group of schools with the same name. It comprised several group-works done in pairs, in which the students observed the traditions of ten coun-tries belonging to different geographical areas and analysed critically their eating habit. This work of practical and constructive nature is composed of several stages (14 sessions), having been initiated by applying an assessment test on the pupils’ previous knowledge (Pre-Test). Its results conditioned and served to adjust the project at the various stages to the pupils’ educational needs so that the proposed goal(s) would be fulfilled. As to the course of all this process, the 14 sessions that were elapsing in stages (discontinuously, in time) will be described and presented chronologically. This, I describe with the support of some illustrative im-ages. In the last session I applied the same test (now named Post-Test), which showed a noticeable improvement of the students’ knowledge and also revealed in a very clear way that the practical activities, with an inves-tigative nature, have a very important pedagogical potential in the children and adolescents’ learning. One must refer that besides the intervention project, I also planned some other works that were not ac-complished by a matter of time. I conceived and collaborated in other activities connected to other subjects integrated in the course, such as: the performing arts (drama), Portuguese and Mathematics. Voluntarily, I gave some lessons (guitar lessons) and even performed a collective work of assembling Christ-mas lights (Science applied to electricity). All the work sheets and planning, related to the sessions designed for the project, as well as the images and documents related to the above-described transverse activities can be viewed annexed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43930
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Definitivo.pdf
Acesso restrito!
5,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID