Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43932

TítuloO desenvolvimento de competências criativas do professor de Música de Conjunto
Outro(s) título(s)The development of creative competences of the Music Ensemble Teacher
Autor(es)Duque, Vera Fernandes
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino instrumental em grupo
Criatividade
Competências do professor
Violino
Instrumental group teaching
Creativity
Teacher’s competences
Violin
Data2016
Resumo(s)Este relatório de estágio foi desenvolvido como parte integrante do programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, em Braga. O principal objetivo deste projeto, que foi aplicado durante o ano de estágio, na Escola Companhia da Música de Braga, foi apresentar uma perspetiva sobre quais as principais competências que os professores de música de conjunto, nomeadamente ao nível da iniciação musical, têm necessidade de desenvolver para a sua prática pedagógica. Foi também pretendido averiguar e explicitar a importância de colocar em prática atividades criativas no ensino instrumental, o que é muitas vezes evitado pelos docentes. Os primeiros passos da pesquisa consistiram, além da observação das aulas lecionadas pela professora cooperante, na recolha dos documentos orientadores da escola em que decorreu o estágio, ao nível de programas obrigatórios e formas de avaliação, e ainda na recolha de algum reportório e atividades existentes, direcionados a um contexto de conjunto de cordas, do nível de iniciação musical. Os passos seguintes incidiram sobre o planeamento pedagógico das atividades escolares para os alunos desse pequeno ensemble de cordas, sempre na perspetiva da preparação de atividades e reportório adaptado, com recurso à criatividade do professor, neste caso da estagiária. O estágio contou ainda com uma componente de ensino individual de violino, para a qual foram operacionalizadas as atividades didáticas do currículo oficial, com algumas atividades no domínio criativo. Os dados foram recolhidos por meio de notas de campo, observação direta e inquéritos (entrevista e questionários). Através dos resultados obtidos, foi possível elaborar uma reflexão acerca do impacto do desenvolvimento da criatividade na pedagogia do professor e, consequentemente, na dos alunos. Pôde identificar-se quais são as atividades criativas mais úteis à prática pedagógica no contexto da iniciação em Música de Conjunto, e quais as principais competências que há necessidade de desenvolver nos docentes dessas classes.
This practicum report was developed as part of the Master’s Program in Music Teaching at University of Minho, in Braga. The main purpose of this project, which was applied during the practicum year at the school Companhia da Música in Braga, was to present a perpective that argues there are main competences of ensemble teachers, namely at a beginner’s learning stage, that need to be developed in their pedagogical practice. This report also intends to express the importance of putting creative activities in instrumental teaching into practice, something that is often avoided by teachers. The first steps of this research project included, in addition to the observation of the supervising teacher, the gathering of guiding documents provided by the school where this practicum took place, mainly from both compulsory syllabuses and assessment practices; the initial phase also involved the collection of repertoire and existing activities, directed to string ensembles at a beginner’s learning stage. The following steps involved a pedagogical plan for the students of that small string ensemble, always promoting the teacher’s creativity (in the case the intern’s creativity) for meaningful activities and adapted repertoire. This practicum also comprised an individual violin teaching component, which also involved creative didactic activities. The data was collected through field notes, direct observation and surveys (interviews and questionnaires). Based on these results, it was possible to elaborate a reflection and draw come conclusions about the impact of the teacher’s pedagogical creativity on the student’s creativity. It was also possible to identify which creative activities proved to be the most useful for the pedagogical practice in this elementary instrumental group, and which competences should be further developed by ensemble teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43932
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Fernandes Duque.pdfDissertação de Mestrado3,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID