Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44134

TítuloO código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita: intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB
Autor(es)Magalhães, Cátia Isabel Sousa
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveCódigo de correção
Revisão
Autocorreção
Correção colaborativa
Correcting code
Review
Self-correction
Collaborative correction
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Descreve um projeto de intervenção pedagógica no domínio da Língua Portuguesa desenvolvido em turmas do 4º e 5º ano de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do centro urbano de Braga. O projeto visou a promoção de competências de escrita, mais concretamente o desenvolvimento de capacidades de identificação e correção de erros através do uso de um código de correção. Para a sua consecução foram desenvolvidas estratégias favorecedoras da autocorreção e correção colaborativa. Os objetivos de trabalho foram concretizados através de tarefas em que foram explorados diversos materiais didáticos. A metodologia de trabalho adotada foi suportada pelo uso de um código de correção, desenhado especificamente tendo em conta as caraterísticas dos alunos. Na monitorização e avaliação do projeto, foram utilizadas tabelas de registo, do erro, por aluno, assim como gráficos, que evidenciam a quantidade e a natureza dos erros. Através da recolha e análise dos dados foi possível verificar que, apesar de o erro ser problemático em ambos os ciclos, o uso de um código de correção, teve mais impacto no 2º ciclo. Verificou-se também que a correção colaborativa pode ser uma estratégia valiosa a ser tomada em consideração quando aliada àquele elemento facilitador de correção.
This report describes a preservice teacher training process in the context of Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd cycles of Elementary Education in Portugal. A pedagogical intervention project in the field of Portuguese Language was developed in 4th and 5th grades classes in a School in the centre of Braga. The project aimed at promoting writing skills, specifically the capacity to identify and correct errors by using a correction code. In order to achieve the objectives, self-correction and collaborative correction tasks were performed using different kinds of pedagogical materials. The correction code was designed taking into account the characteristics of the students. In order to monitor and evaluate the project, we used registration tables as well as graphics that show the amount and nature of students’ errors. We concluded that, although the error is problematic in both cycles, the use of a correction code had more impact in the 2nd cycle. It was also found that collaborative correction can be a valuable strategy to be taken into consideration when combined with the correction code.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44134
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Isabel Sousa Magalhães.pdf
Acesso restrito!
6,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID