Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44146
Título: | Academia senior: viver bem... envelhecer melhor! |
Outro(s) título(s): | Senior academy: living better...aging better! |
Autor(es): | Sousa, Sara Cristina Silva |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O envelhecimento é um processo inerente a todos os seres vivos. Vive-se mais tempo e
com melhores condições de saúde, pelo que se espera um aumento da população com mais de
sessenta anos, principalmente, nos países ditos desenvolvidos e/ou em vias de
desenvolvimento. O desafio passará por dar mais vida a este aumento de anos, através do
desenvolvimento de projetos de intervenção socioeducativa, junto da população idosa, de forma
a promover a sua integração ativa, na vida familiar e comunitária.
Com a intervenção realizada, juntamente com o apoio de uma delegação da Cruz
Vermelha Portuguesa, o presente projeto denominado “Academia Sénior: Viver Bem…Envelhecer
melhor!” pretendeu criar um espaço destinado à ocupação dos tempos livres dos seniores, como
forma de promoção do seu envelhecimento ativo e, consequentemente, o aumento da sua
qualidade de vida.
Orientados pelos pressupostos da investigação qualitativa e através de estratégias de
intervenção da animação sociocultural, desenvolvemos um conjunto de atividades, agrupadas
em cinco áreas de intervenção, promotoras da estimulação física e cognitiva e da interação
social. A análise dos resultados obtidos permite concluir que a participação no projeto fortaleceu
nos idosos o sentimento de pertença à comunidade, e que o convívio com pessoas da sua faixa
etária trouxe benefícios a nível do fortalecimento das relações interpessoais e da melhoria da
autoestima. Aging is an inherent process to all living things. We live longer and with better health, and it is therefore to be expected that there will be an increase of the proportion of people aged over sixty, especially in so called developed and/or developing countries. The challenge is to ‘put more life’ into these extra years, through the development of socio-educational intervention projects for the elderly population, so as to promote their active integration in family and community life. The present project, “Senior Academy: Living Better… Aging Better!”, sought to create, with the help of a Chapter of the Portuguese Red Cross, a space meant for leisure time activities for the elderly as a way to promote active aging and, consequently, enhance their quality of life. Guided by the precepts of qualitative research, and through socio-cultural stimulation strategies, we developed a set of activities, grouped into five areas of intervention, aimed at promoting physical, cognitive and social stimulation. Analyzing the results, one can conclude that participation in the project did strengthen the feeling of belonging to the community in the elderly, and that socialization with people of their own age brought benefits where the strengthening of interpersonal relationships and improvement of self-esteem are concerned. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44146 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Cristina Silva Sousa.pdf | Relatório de Estágio | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |