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dc.contributor.authorSantos, Luís Antóniopor
dc.contributor.authorBianco, Nelia delpor
dc.date.accessioned2017-01-06T11:37:19Z-
dc.date.available2017-01-06T11:37:19Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44187-
dc.description.abstractA tentação, sobretudo em contexto europeu, de olhar para um qualquer ponto no passado recente como um momento menos crítico da vida do serviço público de média existe, mas não é apropriada (Lowe, Goodwin & Yamamoto, 2015, p. 11), sobretudo porque nos pode levar para considerações menos sustentadas sobre eventuais excecionalidades do momento presente. Dito isto, questões tradicionalmente sensíveis, como o financiamento, a regulação, a interação com outros parceiros no mercado ou a missão e oferta de conteúdos encontram-se agora a debate num território particularmente frágil, em virtude dos desafios da operação em contextos digitais, e sob a pressão de exigência de maior participação dos cidadãos na gestão dos serviços. Num momento em que a visível fragmentação da oferta mediática das empresas se mistura e remistura em fluxos permanentes com conteúdos gerados pelas “pessoas anteriormente conhecidas como audiência” (Rosen, 2006) ganham relevância as questões: para quem e com quem se faz o serviço público de média? (d’Haenens, Sousa & Hultén, 2011, p. 214). Num texto com um título significativo, “Public Service Broadcasting in the 21st century – what chance for a new beginning?”, Karol Jakubowicz sugere que esse desafio – o da auto-definição do serviço público de média e da sua relação com os cidadãos – pode superar-se com uma estratégia de seis passos: remoção de barreiras ideológicas à sua existência, apresentação de prova suficiente da sua relevância, substituição em definitivo do velho R (de Radiodifusão) pelo M (de Média) ou pelo C (de Conteúdos), reafirmação e fortalecimento do S (a ideia de serviço à comunidade), resolução do problema crónico do financiamento e, por último, precisamente, a redefinição do P (da sua relação com o Público) (Jakubowicz, 2007, p. 30).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectMédiapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleServiço público de média e participaçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/current/showTocpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage11por
oaire.citationTitleRevista Comunicação e Sociedadepor
oaire.citationVolume30por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.30(2016).2481por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Comunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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