Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44198

Título“CINEMA IMPÉRIO”: a projeção colonial do Estado Novo português nos filmes das exposições entre guerras mundiais
Outro(s) título(s)“EMPIRE CINEMA”: the colonial projection of the Portuguese ‘Estado Novo’ in the films of the exhibitions between the World Wars
"CINEMA IMPERIO": la proyección colonial del ‘Estado Novo’ portugués en las películas de las exposiciones entre guerras mondiales
Autor(es)Piçarra, Maria do Carmo
Palavras-chaveCinema colonial
Exposições internacionais
Propaganda colonial
Estado Novo
Colonial cinema
International expositions
Colonial propaganda
Cine colonial
Exposiciones coloniales
Nuevo Estado
DataDez-2016
EditoraUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
RevistaOutros Tempos
Resumo(s)Este artigo analisa como é que Portugal “imaginou” as ex-colónias através do cinema focando a produção de filmes feitos quer para projecção de Portugal como potência colonial nas exposições internacionais entreguerras quer para fixação das grandes exposições nacionais de afirmação e legitimação do regime ditatorial do Estado Novo português. A análise da instrumentalização do cinema pela propaganda colonial ocidental só agora começa a ser feita, mas se comprova a necessidade de uma investigação abrangente para melhor compreensão do uso propagandista do cinema, pela ditadura portuguesa, para promover a política colonial. Na investigação pós-doutoral em curso, intitulada “‘Cinema Império’. Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema”, analiso as representações cinematográficas coloniais na longa duração. Neste artigo, porém, analiso especificamente a produção portuguesa de filmes para participação (e sobre as) nas grandes exposições coloniais nacionais – Colonial, do Porto, e Exposição do Mundo Português, em Lisboa – e internacionais – Sevilha, Antuérpia e Paris – entre 1930 e 1940. Que filmes foram feitos, por quem e para quem? Com que propósitos? Que representações propuseram? – são estas as questões que abordo, através da análise fílmica e de algumas fontes documentais que ainda não tinham sido referenciadas.
This article analyses how Portugal “imagined” its former colonies through the cinema focusing on a production of films made for the projection of Portugal as a colonial power in the international expositions between the Twentieth Century World Wars or for the registration of the great national exhibitions of affirmation and legitimation of the Estado Novo dictatorial regime. The analysis of the uses of cinema by Western colonial propaganda has begun to be made only recently. There are few studies on how the cinema has represented the former colonies. They confirm the need for a comprehensive investigation for a better understanding of the propagandist use of cinema, especially by the Portuguese dictatorship, to promote colonial politics. In my ongoing postdoctoral research, entitled “’Empire Cinema’. Portugal, France, and England, representations of the empire in the cinema”, I analyse the colonial cinematographic representations in the “long-duration”. In this article, however, I specifically analyse the Portuguese production of films for projection in (and also the films produced about) the great national expositions – the Colonial Exposition, at Porto, and the “Portuguese World” Exposition, in Lisbon - and international expositions - Seville, Antwerp and Paris - between 1930 and 1940. What movies were made, by whom and for what audiences? For what purposes? What colonial representations did they propose? - these are the questions I address, through film analysis and some documentary sources that have not yet been referenced.
Este artículo analiza como Portugal “imaginó” las ex-colonias a través del cine, haciendo foco en la producción de películas realizadas tanto para proyección de Portugal en cuanto potencia colonial en las exposiciones internacionales de entreguerras como para las grandes exposiciones nacionales de afirmación y legitimación del régimen dictatorial del Nuevo Estado portugués. El análisis de la instrumentalización del cine por la propaganda colonial occidental es reciente, pero se comprueba la necesidad de una investigación más abarcadora para una mejor comprensión del uso propagandista del cinema por la dictadura portuguesa, con el fin de promover la política colonial. En la investigación postdoctoral en curso, titulada “Cinema Imperio. Portugal, Francia e Inglaterra representaciones del imperio en el cine”, analizo en la larga duración (Braudel) las representaciones cinematográficas coloniales. En este artículo, sin embargo, me centraré específicamente en la producción de películas para (y sobre) participación en las grandes exposiciones coloniales nacionales – Colonial, do Porto y ‘Exposição do Mundo Português’, en Lisboa – e internacionales Sevilla, Antuérpia y París – entre 1930 y 1940. ¿Qué largometrajes fueron hechos, por qué y para quién? ¿Con qué propósitos? ¿Qué representaciones proponen? Son estas las cuestiones que abordo, a través del análisis fílmico y de algunas fuentes documentales que hasta hoy no habían sido referenciadas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44198
DOI10.18817/ot.v13i22.551
ISSN1808-8031
Versão da editorahttp://www.outrostempos.uema.br/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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