Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44248

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Natáliapor
dc.contributor.authorMartins, Joana Isabel Costapor
dc.date.accessioned2017-01-10T15:42:25Z-
dc.date.available2017-01-10T15:42:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44248-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractOs vários processos de formação profissional potenciam o desenvolvimento das capacidades do indivíduo que exerce uma atividade profissional, fornecendo-lhe informação qualificada e adequada às funções por si executadas. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os processos de formação e de aprendizagem, enquanto processos de aquisição de conhecimentos, habilidades e competências, são hoje valores ímpares e inequívocos nos ambientes profissionais. O presente relatório pretende descrever e refletir sobre os acontecimentos e vivências que a realização do Estágio Profissional realizado numa Escola Básica e Secundária do Ensino Público proporcionou à autora durante um ano letivo, comprovando o seu percurso e os seus procedimentos. Sendo o principal objetivo a análise das necessidades de formação dos assistentes operacionais no terreno, defende-se que os indivíduos estão em constante aprendizagem nos diferenciados contextos em que estão inseridos – o campo da educação de adultos tem-se, claramente, manifestado, nos últimos anos, como um tipo de formação cada vez mais profissionalizante. Deste modo, constatou-se que a formação deve ser uma aposta de todas as instituições e que os processos de formação não só motivam os indivíduos, como potenciam o seu desempenho nas mais amplas tarefas. Com o objetivo de solucionar as fragilidades existentes na instituição, propôs-se ainda analisar as ações de formação realizadas com o intuito de problematizar os métodos aplicados. Após uma detalhada análise às necessidades dos assistentes operacionais e da política de formação da instituição foi elaborada uma proposta de ação de formação.por
dc.description.abstractAll the training processes enables the development of the personal abilities of those who exercises a professional activity, providing qualified information to the tasks they performed. In an increasingly competitive society, the processes of formation and learning – while processes of acquiring knowledge, skills and competencies – are now unique and unambiguous values in professional environments. This report aims to describe and reflect on the events and experiences that the achievement of the Professional Practice performed in a public High School gave to us ,during a year, compoving her route and her procedures. Our main purpose is to analyze the training needs of the operating assistants on the ground, defending that individuals are constantly learning in different contexts – recently, the field of adult education has been clearly expressed as a kind of increasingly professional training. Thus, we found that the training should be the major priority of all institutions and that the training process motivates the individuals as enhances their performance in the broader tasks. In order to address the existing weaknesses in the institution, we want to still analyzing the training actions taken in order to discuss the methods used. After a detailed analysis of the operating assistants needs and about the institution's training policy, we have developed a training action proposal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAssistentes operacionaispor
dc.subjectPolítica de formaçãopor
dc.subjectAnálise de necessidades de formaçãopor
dc.subjectOperating assistantspor
dc.subjectTraining policypor
dc.subjectTraining needs analysispor
dc.titleProcessos de formação de assistentes operacionais numa escola básica e secundáriapor
dc.title.alternativeTraining processes of operating assistants in primary and secondary schoolspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201255707por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Isabel Costa Martins.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID