Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44256

TítuloConectar tendências a colecções
Autor(es)Laranjeira, Ana
Cunha, Joana
Gouveia, Dolores
Palavras-chaveFashion thinking
Metodologia
Análise e previsão
Pesquisa visual
Tendências
Methodology
Analysis forecasting
Visual research
Trends
Data17-Out-2016
Resumo(s)A moda desempenha um papel fundamental nos dias de hoje, fruto das constants mudanças da sociedade e do mercado necessita de uma evolução pelo estudo de novas formas, cores, fibras e texturas, de acordo com as necessidades dos consumidores. Surge então a questão: quais são as tendências da moda? Como estudá-las e as aplicar no desenvolvimento de novas coleções? Para um estudo assertivo foi realizado um estudo em campo com observação diária e anotação de dados e posteriormente a recolha de informação via questionários de opinião, numa escola e numa empresa. Procurou-se perceber qual o valor dado às tendências pelos designers e como estes as integram no seu processo criativo. Compreende-se que a análise das tendências da moda não é linear nem realizada de forma esquemática e pragmática, o que requer senso de estética e liberdade de pensamento. Com base nos dados recolhidos e analisando e comparando metodologias procura-se desenvolver uma abordagem ao processo criativo que permita agregar valor e ideias no desenvolvimento de coleções.
Fashion plays a key role today, the result of constant changes in society and the market requires an evolution in the study of new forms, colors, textures and fibers, according to the needs of consumers. The question then arises: what are the fashion trends? How to study them and apply them in the development of new collections? For an assertive study we conducted a field study with daily observation and data annotation and then the collection of information through opinion questionnaires, a school and a company. He tried to understand what the value given to trends by designers and how they integrate them in their creative process. It is understood that the analysis of fashion trends is not linear nor performed schematic and pragmatic way, which requires sense of aesthetics and freedom of thought. Based on the collected data and analyzing and comparing methodologies seeks to develop an approach to the creative process that allows adding value and ideas in the development of collections.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44256
Versão da editorahttp://cinm.org.br/cinm/anais/2016/cinm_2016_anais.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conectar tendencias a colecoes_cinm_2016_anais.pdf902,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID