Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44836

TítuloProjeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
Outro(s) título(s)Integrated curricular project and curricular diversification: an action research study in the context of an alternative curricular course in Portugal
Autor(es)Barros, Patrícia Torres
Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveEducação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
Education
Curriculum diversification
Learning
Action-research
DataDez-2016
EditoraUniversidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA)
RevistaRevista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
CitaçãoMoreira, Maria Alfredo; Patrícia Torres; Isabel Candeias. Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal, Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2, 2, 135-164, 2016.
Resumo(s)O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar
This article aims to analyze the process of (co)construction and development of instructional activities in the Project Integrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44836
e-ISSN2447-6498
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6269-19031-1-SM.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID