Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45179

TítuloO papel da exemplificação instrumental pelo professor nas aulas de oboé
Outro(s) título(s)The role of instrumental demonstration by the teacher in oboe classes
Autor(es)Alves, Luís Filipe Carneiro Gomes
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveExemplificação Instrumental
Ensino de Oboé
Aprendizagem Musica
Modelação
Imitação
Instrumental Demonstration
Oboe Lessons
Music Learning
Modeling
Imitation
Data3-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório dimana do Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e explana a conceção, o desenvolvimento e a avaliação do Plano de Intervenção, implementado ao longo do ano letivo 2015/2016. A nível empírico verifica-se que a exemplificação instrumental é amplamente utilizada pelos professores de instrumento e exibe elevado estatuto face a outras estratégias didáticas utilizadas no ensino especializado de música. Todavia, poucos estudos exploram a sua aplicação e o seu papel concreto na aprendizagem de um instrumento musical. Assim, a estruturação deste projeto de intervenção e investigação pretendeu verificar o potencial didático da exemplificação instrumental pelo professor nas aulas de Oboé, tendo em conta variáveis como: graus de ensino, repertório e conteúdos programáticos. Neste sentido, foi realizada uma investigação-ação envolvendo alunos do 1º e 2º ciclos e do Ensino Secundário. Os dados obtidos foram recolhidos através dos registos de observação, narrativas profissionais e de aprendizagem, focus group e inquérito por questionário. A partir dos resultados obtidos conclui-se que a exemplificação instrumental é uma estratégia didática eficiente e transversal a todos os graus de ensino implicados no estudo, ainda que se tenha constatado a necessidade de utilização mais frequente e de mais tipos de exemplificação em graus mais avançados, sobretudo nos “estudos” e “peças”, uma vez que nos graus iniciais há, por tradição, maior preocupação com a leitura e não com o som, o que origina mais explicações verbais. Os elementos-chave desta estratégia parecem estar relacionados com a modelação/imitação e com a motivação. Não obstante, devido à dimensão particular do contexto educativo onde se realizou o estágio e ao número diminuto de intervenientes no estudo, parece importante contextualizar os resultados obtidos e, se possível, aprofundar a investigação realizada através de novos estudos comparativos e longitudinais.
The current report describes the conception, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan implemented at Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga throughout the Academic Year of 2015-2016 as part of the Practicum of the Master’s degree in Music Education of the University of Minho. From an empirical point of view, teacher’s demonstrations in instrumental lessons enjoy a privileged status as they have been widely adopted in detriment of other strategies in specialized music education. Despite the evident preference for this method, there are very few studies exploring both its clear role and actual implementation in the process of teaching a musical instrument. The awareness of this lack draw, indeed, the need to structure this research and pedagogical project in a way which might check the true potential of the music instrument demonstration by the teacher in Oboe lessons. For this purpose several variables were studied: level of knowledge, repertoire and syllabi. Having this in mind, an action research project took place, involving students of the 1st and 2nd cycles and of the Secondary level. Data has been collected through observation of Pedagogical Practice, learning narratives, professional narratives, focus group, and a questionnaire. The results obtained show that music demonstration in instrumental lessons is an efficient and transversal didactic strategy for students of all levels involved in the project. Despite its effectiveness on all student levels, it became clear that demonstrations are more frequent in more advanced degrees and mostly used in “studies” and “pieces”. This can be easily understood if we consider that in the early stages of music education, the focus usually lies more on reading rather than on sound, which explains a more theoretical or verbal approach by the teacher. The key-elements of this strategy seem to be linked to modeling/imitation as well as to motivation; despite this - and due to both the peculiar dimension of the educational context where the practicum took place and the not so abundant number of participants in the study – further study and interpretation of the results as well as comparative and longitudinal research are needed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45179
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Filipe Carneiro Gomes Alves.pdfRelatório de Estágio5,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID