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dc.contributor.authorMartins, Francisco F.-
dc.date.accessioned2006-03-06T16:24:12Z-
dc.date.available2006-03-06T16:24:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationCONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA, 4 ; CONGRESSO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE, 1, Maputo, 2005 – “Proceedings CLME'2005-ICEM”. Porto : Edições INEGI, 2005. ISBN: 972-8826-07-9.eng
dc.identifier.isbn972-8826-07-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/4521-
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentada a modelação numérica da construção de um túnel superficial. Esse túnel foi construído na cidade do Porto e foi escavado num maciço de solo residual do granito com um processo construtivo baseado nos princípios do NATM. Foi atribuído aos solos um comportamento elástico linear perfeitamente plástico, definido até à rotura por um módulo de deformabilidade independente dos níveis de tensão ou de deformação. A rotura dos solos foi controlada pelo critério de Mohr-Coulomb. São apresentados os deslocamentos medidos através de instrumentação colocada numa das secções principais de observação. Esses valores são comparados com os valores obtidos nos cálculos efectuados. Observa-se uma concordância razoável entre os valores medidos e calculados.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherEdições INEGIeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleModelação numérica da construção de um túnel superficialeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CEC-GEO - Comunicações a Conferências Internacionais

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