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https://hdl.handle.net/1822/4521
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Martins, Francisco F. | - |
dc.date.accessioned | 2006-03-06T16:24:12Z | - |
dc.date.available | 2006-03-06T16:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA, 4 ; CONGRESSO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE, 1, Maputo, 2005 – “Proceedings CLME'2005-ICEM”. Porto : Edições INEGI, 2005. ISBN: 972-8826-07-9. | eng |
dc.identifier.isbn | 972-8826-07-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/4521 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentada a modelação numérica da construção de um túnel superficial. Esse túnel foi construído na cidade do Porto e foi escavado num maciço de solo residual do granito com um processo construtivo baseado nos princípios do NATM. Foi atribuído aos solos um comportamento elástico linear perfeitamente plástico, definido até à rotura por um módulo de deformabilidade independente dos níveis de tensão ou de deformação. A rotura dos solos foi controlada pelo critério de Mohr-Coulomb. São apresentados os deslocamentos medidos através de instrumentação colocada numa das secções principais de observação. Esses valores são comparados com os valores obtidos nos cálculos efectuados. Observa-se uma concordância razoável entre os valores medidos e calculados. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Edições INEGI | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.title | Modelação numérica da construção de um túnel superficial | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CEC-GEO - Comunicações a Conferências Internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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