Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45226

TítuloO Caminho de Santiago como recurso didático promotor da competência leitora e cultural nas aulas E/LE
Outro(s) título(s)The way of St. James as an educational resource promoting the reading and cultural competences in the spanish / foreign language classes
Autor(es)Silva, América Flávia Borges da
Orientador(es)Pazos Justo, Carlos
Palavras-chaveCaminho de Santiago
Leitura
Cultura
Consciência intercultural
Recurso didático
The Way of St. James
Reading
Culture
Intercultural awareness
Educational resource
Data18-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório enquadra-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do processo de implementação do meu Projeto de Intervenção, relativo à promoção e desenvolvimento da competência leitora e conhecimento sociocultural através do Caminho de Santiago enquanto recurso didático. No atual contexto da didática das línguas estrangeiras é consensual dizer-se que língua e cultura fazem parte de um todo indissociável, pois só através da abordagem dos conteúdos culturais é possível chegar a uma aprendizagem eficaz e completa da língua. Assim, a par dos aspetos linguísticos, a componente sociocultural é um elemento chave para o desenvolvimento da competência comunicativa. A exploração do Caminho de Santiago, enquanto recurso didático, pretendeu que os alunos começassem a construção desse caminho de aproximação à cultura meta. Através da leitura e compreensão de textos relativos ao tema, os alunos tiveram oportunidade de melhor conhecerem e refletirem acerca de determinados aspetos e valores culturais. Este projeto teve igualmente como objetivo desenvolver a consciência intercultural dos alunos, já que o Caminho de Santiago é um dos principais referentes culturais comuns a Portugal e Espanha. Numa fase inicial da implementação do projeto, procedeu-se à análise do contexto da intervenção, dos documentos orientadores do ensino aprendizagem das línguas estrangeiras, assim como a construção de um quadro teórico de referência. Na fase da intervenção, foram desenhadas estratégias e realizadas atividades que visaram a promoção do conhecimento cultural e da competência leitora dos alunos, assim como a sua consciência intercultural. No final da intervenção, e tendo em conta a análise das informações recolhidas durante o processo, pode-se dizer que Caminho de Santiago, enquanto recurso didático, aproximou os alunos da cultura meta.
The current report falls within the scope of the execution the Professional Training of in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. It aims to present the work developed throughout the process of implementation of my Intervention Project, regarding the promotion of the development of the reading competence and cultural knowledge through the Way of St. James as an educational resource. In the current context of the teaching of foreign languages it is consensual to say that language and culture are part of an indivisible whole, because only through the approach of cultural contents, it is possible to reach effective and complete language learning. In addition to the linguistic aspects, the socio-cultural component is a key element for the development of the communicative competence. The exploitation of St. James Way as an educational resource, aimed that students started to make their approach course to the target culture. The reading and understanding of texts related to the theme, allowed the students to know and think about certain cultural aspects and values. This project also aimed to develop students’ intercultural awareness, since Saint James Way is one of the main cultural references that is common to Portugal and Spain. At an early stage of the project implementation, it was proceeded the analysis of the context of intervention, the guiding documents of the teaching process of learning foreign languages as well as the construction of a theoretical framework. At the intervention stage, activities were designed and strategies were implemented that aimed at promoting cultural knowledge and reading competence of the students, as well as their intercultural awareness. At the end of the intervention, and taking into account the analysis of the information gathered throughout the process, it can be said that the Way of St. James, as a teaching resource, approached the students to the target culture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45226
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
America Flavia Borges Silva.pdf
Acesso restrito!
3,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID