Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45229

TítuloA importância do sentido do número nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Outro(s) título(s)The importance of number sense in the 1st and 2nd cycles of basic education
Autor(es)Lopes, Maria João Meireles
Orientador(es)Gomes, Maria Alexandra Oliveira
Palavras-chaveAprendizagem da matemática
Sentido de número
Diferentes representações do número
Jogo do dominó
Mathematics teaching
Number sense
Different number representations
Domino game
Data27-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio reporta-se ao projeto de intervenção pedagógica supervisionada, implementado, na área da matemática, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa turma de 1.º ano e 6.º ano, respetivamente, no Agrupamento de Escolas Santos Simões, em Guimarães. O tema escolhido para trabalhar nestes dois ciclos de ensino foi: “A importância do Sentido do Número nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. Com este tema pretende-se desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e a capacidade de cálculo mental. O sentido do número tem evidenciado, cada vez mais, ser uma aquisição importante no ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade. Por outro lado, o desenvolvimento do sentido do número implica, entre outros aspetos, que os alunos sejam capazes de identificar diferentes representações do número, de usar a representação mais adequada em cada situação e de passar com facilidade de uma representação para outra. Deste modo, no presente estudo decidiu-se trabalhar múltiplas representações dos números, recorrendo à utilização do jogo do Dominó, com várias adaptações. De aula para aula houve a oportunidade de trabalhar cada uma das representações. No caso do 1.º Ciclo recorreu-se a representações simbólicas: uso de linguagem simbólica e recurso a operações; representações icónicas: pintas e elementos presentes num determinado conjunto e representações ativas: uso do material didático: ábaco. Em contrapartida, no caso do 2. º Ciclo recorreu-se a representações simbólicas e ativas. Na generalidade, os resultados foram bastante positivos, na medida em que as atividades implementadas e a utilização do jogo contribuíram positivamente para a construção e desenvolvimento do sentido do número, trabalhar com diferentes representações do número e desenvolver aspetos do cálculo mental.
This report focuses on the supervised pedagogical intervention project, implemented in the field of mathematics, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in a 1st and a 6th grade classes, respectively, in Santos Simões School Group, Guimarães. The chosen subject to explore in these two education cycles was: “The Importance of Number Sense in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education” with the intention of developing number sense, number understanding and mental calculation capacity in the students. Number sense has proven, more and more, to be an important acquisition in mathematics teaching, in the first school years. On the other hand, the development of number sense implies, between other things, that students have the capacity to identify different representations of numbers, to use the most appropriate representation in different situations and to be able to easily interchange one representation to other. Therefore, in the current study multiple representations of numbers were explored, through the use of Dominoes, with several adaptations. Throughout the different classes different representation were explored. In the 1st cycle this was done through the use of symbolic representations: symbolic language use and use of math operations; iconic representations: dots and elements present in a group and active representations: use of didactic material, abacus. In the 2nd cycle this was accomplished through the use of symbolic and active representations. Overall, obtained results were positive as the implemented activities and the use of the game contributed positively to the construction and development of number sense, in the use of different number representation and the development of mental calculus.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45229
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria João Meireles Lopes.pdf
Acesso restrito!
3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID