Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45321
Título: | Educação e saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do CAPSad |
Outro(s) título(s): | Education and health: a case study of educational practices designed for users of CAPSad |
Autor(es): | Spiller, Kézia Maria da Silva |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação Saúde Droga Education Health Drugs |
Data: | 5-Jan-2017 |
Resumo(s): | A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar as práticas
educativas desenvolvidas no CAPS-ad, tendo em vista que a Educação e a Saúde possui
papel fundamental na evolução, na construção e na melhoria da qualidade de vida em
sociedade, se faz necessário que os profissionais de saúde e da educação estejam
voltados para elaboração e desenvolvimento das práticas educativas. Com isso, o nosso
objetivo de estudo foi, analisar o tipo de práticas educativas desenvolvidas pelo Centro
de Atenção Psicossocial-álcool e outras drogas, sua finalidade e os seus benefícios para
os usuários do CAPS-ad. Com ênfase nas relações de respeito mútuo, compromisso e
cooperação, no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Este tema por
provocar-me uma inquietação, veio a merecer destaque na nossa linha investigativa.
Tendo em vista que a sociedade e comunidade educativas vivenciam esta
temática, Educação em Saúde, o tema a abordado nesta dissertação surgiu da
necessidade de falar do assunto de maneira aberta e também pelo fato das drogas serem
algo que está se tornando cada vez mais presente em nossa sociedade. Dentro deste
contexto, a Educação em Saúde de jovens e adultos é uma prática social, com o objetivo
de contribuir para que os indivíduos desenvolvam uma consciência crítica, a respeito de
seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e os estimular a buscar soluções e
organizações para suas ações individuais e coletivas em sociedade.
O percurso utilizado no seio da metodologia qualitativa alicerçou-se no método
de Estudo de Caso, como técnicas auxiliares de recolha de dados, escolhemos a
entrevista semiestruturada e realização de observação das dinâmicas de grupo
desenvolvidas com os usuários do CAPS-ad. Analisados os resultados, todos os
entrevistados nesta pesquisa foram unanimes ao dizer que as práticas educativas
desenvolvidas no CAPS-ad são fundamentais para o seu tratamento. Quanto ao
enquadramento teórico da investigação buscamos fundamentos nos estudos de Freire
(2005), Di Pierro & Haddad (2007) e Vieira (2004), entre outros, sendo que cada um
cumpre sua função dentro do seu contexto, com responsabilidade, respeito e acima de
tudo com comprometimento. The aim of this Master's thesis was to analyze the educational practices developed in the CAPS-ad, considering that Education and Health plays a fundamental role in the evolution, construction and improvement of the quality of life in society, it is necessary that the Health and education professionals are focused on the elaboration and development of educational practices, therefore, our objective was to analyze the type of educational practices developed by the Center for Psychosocial Care-alcohol and other drugs, its purpose and its benefits for users of CAPS-ad. With emphasis on relations of mutual respect, commitment and cooperation, in the context of Youth and Adult Education - EJA. This theme for causing me an uneasiness, came to deserve prominence in our line of research. Considering that the society and educational community live this theme, Health education, the topic addressed in this dissertation arose from the need to talk about the subject in an open way and also the fact that drugs are something that is becoming increasingly present in Our society. Within this context, the Health Education of young people and adults is a social practice, with the objective of contributing to individuals to develop a critical awareness about their health problems, from their reality, and to encourage them to seek Solutions and organizations for their individual and collective actions in society. The course used in the qualitative methodology was based on the Case Study method, as auxiliary data collection techniques, we chose the semi-structured interview and observation of the group dynamics developed with CAPS-ad users. After analyzing the results, all interviewees were unanimous in saying that the educational practices developed in CAPS-ad are fundamental for their treatment. As for the theoretical framework of the research, we have foundations in the studies of Freire (2005), Haddad & Di Pierro (2007) and Vieira (2004) among others, each one fulfilling its function within its context, Responsibility, respect and above all with commitment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45321 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kezia Maria da Silva Spiller.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |