Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45534
Título: | Dimensões dos Processos Educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente |
Editor(es): | Felício, Helena Maria dos Santos Silva, Carlos M. Mariano, André Luiz Sena |
Palavras-chave: | processos educacionais educação básica profissionalidade docente processos de ensino e aprendizagem epistemologias nos processos educativos desenvolvimento curricular identidade profissional perfil profissional docente currículo práticas pedagógicas tecnologias educacionais |
Data: | Abr-2017 |
Editora: | Editora CRV |
Resumo(s): | A proposta adotada para este livro sob o desígnio das “Dimensões dos Processos Educacionais”, pauta-se pela busca de uma temática que fosse suficientemente abrangente e pertinente, no sentido de integrar a diversidade dos docentes que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), assim como os docentes convidados da Universidade do Minho. Deste modo, a exploração e indagação sobre os “processos educacionais” permite uma abordagem múltipla, divergente e dinâmica de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspectivas e diferentes campos do conhecimento. No sentido de tornar congruente a diversidade plasmada no título da obra proposta, concretizamos ainda, de forma aberta e flexível, essa intenção de atribuir um subtítulo, “da epistemologia à profissionalidade docente”, que nos oferece um leque amplo de oportunidades em que todos os participantes, docentes do PPGE da UNIFAL-MG e docentes da Universidade do Minho convidados, possam se integrar, se reconhecer e contribuir para a obra que agora se configura e se propõe ao público leitor interessado nos processos educativos. |
Tipo: | Livro |
Descrição: | A produção deste livro, que se consubstancia num conjunto alargado e diversificado de textos de autores, insere-se num leque mais vasto de atividades dinamizadas pelo Protocolo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade do Minho (UM), firmado no início de 2016. Tendo como objetivo mobilizar recursos com o propósito de desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico e cultural, procurando contribuir para a expansão qualitativa de atividades de ensino, pesquisa/investigação e extensão/contato com a comunidade em ambas as academias. A proposta adotada para este livro pauta-se pela busca de exploração e indagação sobre a multidimensionalidade dos processos educacionais, permitindo uma abordagem de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspectivas e diferentes campos do conhecimento. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45534 |
ISBN: | 978-85-444-1558-0 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LivroDimensoesProcessosEducacionais_2017.pdf | 10,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |