Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45548
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Vila-Chã, Susana Raquel dos Santos |
Orientador(es): | Costa, Susana P. G. |
Data: | 9-Nov-2016 |
Resumo(s): | Este relatório de atividade profissional enquadra-se no âmbito do Despacho RT-38/2011 e inclui uma reflexão sobre as competências adquiridas no exercício de funções docentes no grupo de Física e Química, no período compreendido entre os anos letivos 2003/2004 e 2015/2016, bem como uma discussão científico-pedagógica do tema das “Chuvas Ácidas”.
Através da apresentação dos projetos educativos desenvolvidos, da formação adquirida após a licenciatura e da atividade como Formadora, pretendeu-se refletir sobre o contributo destes para o desenvolvimento profissional enquanto docente e, em particular, para a capacidade de mobilizar a comunidade educativa para a vida escolar.
O tema escolhido para a discussão científico-pedagógica foi “Chuvas Ácidas”. Este tema faz parte do currículo da disciplina de Física e Química, do ensino básico e secundário, nomeadamente, no oitavo e no décimo primeiro ano de escolaridade. É um tema interdisciplinar, abordado de forma complementar noutras disciplinas, tais como a Geografia (nono ano de escolaridade) e as Ciências Naturais (oitavo ano de escolaridade). A escolha deste tema prendeu-se com dois motivos: em primeiro lugar, “Chuvas Ácidas” é um tema atual de elevado interesse científico e com uma relevância social única. Em segundo lugar, este é um tópico pelo qual os alunos geralmente se interessam, despertando o estímulo pelo estudo da disciplina. Dominar cientificamente este tema é fundamental para continuar a motivar os alunos para a ciência e convencê-los da sua importância na sociedade.
Neste trabalho o tema também foi explorado numa perspetiva de análise crítica à forma como a temática é abordada pelo novo currículo da disciplina e por alguns dos manuais escolares disponíveis no mercado. This professional activity report falls under the Despacho RT-38/2011 and consists of a reflection on the skills acquired while teaching Physics and Chemistry over 12 years and an in-depth discussion about “Acid Rains”, one of the contents of the Physics and Chemistry national curriculum. The developed educational projects, the life-long training acquired after graduation, and the activity developed as trainer at professional schools are presented to reflect on their contribution to my professional development and capability to mobilize the educational community to the school life. The focus of the scientific/pedagogical discussion is on “Acid Rains”. This is a content discussed both at the second-stage basic and secondary education levels, namely, in the eighth and eleventh years. This is an interdisciplinary theme, which is also discussed from complementary perspectives in other disciplines such as Geography (ninth grade) and Natural Sciences (eighth grade). The motivation for this topic is twofold: Firstly, “Acid Rains” is simultaneously a timely subject of both scientific and social interest; Secondly, it is a topically that typical fosters the students’ scientific curiosity and enthusiasm to study Chemistry. Mastering this subject is pivotal to keep motivating students for science and raise awareness for its value in society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45548 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Raquel dos Santos Vila-Chã.pdf Acesso restrito! | 12,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |