Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45681

TítuloPrograma ensino médio inovador: um estudo exploratório no Estado do Ceará
Autor(es)Oliveira, Kenia Edjane Beserra de
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveCurrículo
Avaliação
Programa ensino médio inovador
SPAECE
Curriculum
Assessment
Innovative high school programme
Data5-Abr-2017
Resumo(s)A dissertação apresentada faz uma abordagem sobre o Programa Médio Inovador (ProEMI) no Estado do Ceará. A questão de investigação que direcionou a pesquisa foi: ao final do ciclo 1 do ProEMI as escolas que aderiram ao programa aumentaram em 25 pontos a média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), além de reduzirem em 40% os índices globais de abandono do ensino médio?. Os objetivos da pesquisa foram: identificar se a partir da implantação do ProEMI, os resultados de desempenho dos aluno no SPAECE melhoraram, de acordo com a meta proposta pelo programa; verificar se aconteceu a redução da evasão escolar em 40% de 2012 a 2014; conhecer o padrão de desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática por Coordenadorias Regionais de Ensino no Estado do Ceará e caracterizar as escolas participantes do ciclo 1 do ProEMI/JF, quanto ao seu crescimento em direção as metas do ProEMI/JF. Metodologicamente segue-se um estudo exploratório, com a utilização de dados da base de dados do SPAECE no Estado do Ceará, especificamente direcionado as escolas participantes do ciclo 1 do ProEMI/JF. Os dados analisados permitem afirmar, as seguintes conclusões: o Ciclo 1 do programa não teve sua meta de melhoria de 25 pontos no SPAECE atingida, uma vez que apenas 7% das escolas conseguiram atingir a meta proposta para a disciplina de língua portuguesa e 9% destas atingiram a meta para a disciplina de matemática. Apenas 2% das escolas tiveram sucesso na meta de redução da evasão escolar. Quanto ao padrão de desempenho dos alunos, tanto para a disciplina de Língua Portuguesa como para disciplina de Matemática, condiserando a média geral dos alunos das cem escolas participantes do Ciclo 1 do ProEMI/JF no Estado do Ceará, de 2012 a 2014, se manteve crítico.
This investigation makes an approach to the Innovative High School Programme (ProEMI) in the State of Ceará. The research question that guided this investigation was: at the end of cycle 1 of ProEMI, and regarding the schools that joined the programme, have they increased the average performance of students in Portuguese Language and Mathematics by 25 points, in the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), as well as reduced the global indices of school abandonment by 40%? The objectives of this research were: to identify if from the implementation of the ProEMI, the results of student performance in SPAECE have improved, according to the goal proposed by the programme; to verify if there was a reduction of truancy in 40%, from 2012 to 2014; to know the standard of performance of students in the subjects of Portuguese Language and Mathematics by Regional Educational Departments in the State of Ceará; and to characterize the participating schools from cycle 1 of ProEMI/JF according to their growth, in order to meet the ProEMI/JF goals. Methodologically, this is an exploratory study, using data from the SPAECE database in the State of Ceará, specifically targeted to the participating schools of cycle 1 of the ProEMI/JF. The data analyzed allowed to state the following findings: cycle 1 of the program did not reach the goal of improvement of 25 points in the SPAECE, since only 7% of schools have achieved the goal proposed for the subject of Portuguese Language and only 9% for Mathematics. Only 2% of schools have had success in the goal of reducing truancy. As for the standard of students' performance is concerned, both for the Portuguese Language and Mathematics, and considering the overall average of 100 students per participating schools, from 2012 to 2014, it also remained low.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45681
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Kenia Edjane Beserra de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
7,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID