Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45681
Título: | Programa ensino médio inovador: um estudo exploratório no Estado do Ceará |
Autor(es): | Oliveira, Kenia Edjane Beserra de |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Currículo Avaliação Programa ensino médio inovador SPAECE Curriculum Assessment Innovative high school programme |
Data: | 5-Abr-2017 |
Resumo(s): | A dissertação apresentada faz uma abordagem sobre o Programa Médio Inovador (ProEMI)
no Estado do Ceará. A questão de investigação que direcionou a pesquisa foi: ao final do ciclo
1 do ProEMI as escolas que aderiram ao programa aumentaram em 25 pontos a média de
desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), além de reduzirem em 40% os índices
globais de abandono do ensino médio?. Os objetivos da pesquisa foram: identificar se a partir
da implantação do ProEMI, os resultados de desempenho dos aluno no SPAECE
melhoraram, de acordo com a meta proposta pelo programa; verificar se aconteceu a redução
da evasão escolar em 40% de 2012 a 2014; conhecer o padrão de desempenho dos alunos nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática por Coordenadorias Regionais de Ensino no
Estado do Ceará e caracterizar as escolas participantes do ciclo 1 do ProEMI/JF, quanto ao
seu crescimento em direção as metas do ProEMI/JF.
Metodologicamente segue-se um estudo exploratório, com a utilização de dados da base de
dados do SPAECE no Estado do Ceará, especificamente direcionado as escolas participantes
do ciclo 1 do ProEMI/JF. Os dados analisados permitem afirmar, as seguintes conclusões: o
Ciclo 1 do programa não teve sua meta de melhoria de 25 pontos no SPAECE atingida, uma
vez que apenas 7% das escolas conseguiram atingir a meta proposta para a disciplina de
língua portuguesa e 9% destas atingiram a meta para a disciplina de matemática. Apenas 2%
das escolas tiveram sucesso na meta de redução da evasão escolar. Quanto ao padrão de
desempenho dos alunos, tanto para a disciplina de Língua Portuguesa como para disciplina de
Matemática, condiserando a média geral dos alunos das cem escolas participantes do Ciclo 1
do ProEMI/JF no Estado do Ceará, de 2012 a 2014, se manteve crítico. This investigation makes an approach to the Innovative High School Programme (ProEMI) in the State of Ceará. The research question that guided this investigation was: at the end of cycle 1 of ProEMI, and regarding the schools that joined the programme, have they increased the average performance of students in Portuguese Language and Mathematics by 25 points, in the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), as well as reduced the global indices of school abandonment by 40%? The objectives of this research were: to identify if from the implementation of the ProEMI, the results of student performance in SPAECE have improved, according to the goal proposed by the programme; to verify if there was a reduction of truancy in 40%, from 2012 to 2014; to know the standard of performance of students in the subjects of Portuguese Language and Mathematics by Regional Educational Departments in the State of Ceará; and to characterize the participating schools from cycle 1 of ProEMI/JF according to their growth, in order to meet the ProEMI/JF goals. Methodologically, this is an exploratory study, using data from the SPAECE database in the State of Ceará, specifically targeted to the participating schools of cycle 1 of the ProEMI/JF. The data analyzed allowed to state the following findings: cycle 1 of the program did not reach the goal of improvement of 25 points in the SPAECE, since only 7% of schools have achieved the goal proposed for the subject of Portuguese Language and only 9% for Mathematics. Only 2% of schools have had success in the goal of reducing truancy. As for the standard of students' performance is concerned, both for the Portuguese Language and Mathematics, and considering the overall average of 100 students per participating schools, from 2012 to 2014, it also remained low. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45681 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Kenia Edjane Beserra de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 7,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |