Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45878

TítuloMediação sociofamiliar promotora da parentalidade emancipatória numa CPCJ
Outro(s) título(s)Mediation of social and family relations to promote emancipatory parenting in a CPCJ
Autor(es)Vieira, Vera Lúcia Oliveira
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveMediação sociofamiliar
Mediação transformativa
Parentalidade emancipatória
Mediation of social and family
Transfformative mediation
Emancipatory parenting
Data4-Jan-2017
Resumo(s)Este trabalho foi desenvolvido ao longo de 9 meses no âmbito do estágio profissionalizante, na área de especialização de mediação educacional e supervisão da formação, que decorreu numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, instituição que visa a promoção e proteção de crianças e jovens do concelho em que se insere, com propósito de inclusão. O focus da nossa intervenção incide, essencialmente, na mediação sociofamiliar promotora da parentalidade emancipatória. O nosso público-alvo foram as instituições de acolhimento residencial, famílias das crianças em acolhimento residencial, as crianças e a comunidade. No plano das instituições, pretendemos: i) identificar novas formas de envolver as famílias no processo de institucionalização das crianças/jovens, ii) melhorar as relações e a comunicação entre as mesmas e os pais das crianças/jovens. No caso das famílias dessas crianças, foi nosso propósito: i) dotar, ii) sensibilizar, iii) empoderar para a participação mais ativa na vida dos filhos, bem como iv) procurar estratégias para as mesmas continuarem a assumir o seu papel de pais, trabalhando em conjunto para a inclusão, para o regresso ao seio familiar. Na comunidade, procuramos i) desmitificar o significado de estar acolhido, i) dar a conhecer o modo de atuação das instituições de acolhimento residencial, ii) divulgar a importância da família no progresso do desenvolvimento humano, na mobilidade para a inclusão, iii) apresentar as novas formas de família vistas pela sociedade em geral. Com este desígnio, preparamos pacotes de trabalho com diversas ações orientadas para a inclusão dessas crianças na própria família, na comunidade/sociedade, uma vez que as mesmas são vistas como crianças problemáticas e sem família, sendo, muitas vezes, excluídas do grupo de pares por essa mesma razão. A comunidade, em geral, assume um importante papel na vida destas crianças, o que constitui essencial trabalhar estes conceitos e significados, para que o envolvimento da criança nos contextos de ação humana se dê de forma emancipatória. A metodologia que enquadra a intervenção alicerça-se em pressupostos de investigação-ação, procurando envolver para empoderar os implicados para a participação autónoma no seu projeto profissional e/ou de vida. No sentido da exploração da melhor resolução da situação-problema identificada, sustentada num diálogo de proximidade com a situação-prática, orientado para facilitar uma reflexão mobilizadora de inclusão, através de um processo projetivo de mediação transformativa. Um dos resultados obtidos com este projeto relaciona-se com o facto de existir uma aceitação e valorização, por parte das instituições, deste tipo de intervenção.
This study was conducted over 9 months as part of a professional training with a specialization in education mediation and training overview that took place in a Committee for the Protection of Children and Young People, an institution that seeks the encouragement, protection and inclusion of children and young people throughout its target municipality. The focus of this intervention lies mainly on the mediation of social and family relations to promote emancipatory parenting. The target audience were the residential care institutions, the families of children in residential care, the children, and the community. At the institutional level, we intended to: i) identify new procedures to engage families in the process of institutionalization of children/young people, and ii) improve relationships and communication between children/young adults and their parents. Regarding the children’s families, our goal was to i) endow, ii) raise awareness, iii) boost their participation in the children’s lives, and to iv) seek strategies that enable families to perform their role of parents while working together towards inclusions and to home return. In relation to the community, we pursued to i) demystify the meaning of being sheltered, ii) reveal how residential care institutions operate, iii) disseminate the family’s importance in human development and in mobility for inclusion, and to iv) portray the new forms of family perceived by the overall society. With this purpose, we prepared sets of work with various actions directed at the inclusion of children in their own family and in the community/society, since these children are often regarded as being problematic and without a family, which often leads to their exclusion from their interest groups. The fact that, generally, the community plays an important role in the life of these children calls for an approach towards these concepts and meanings so that the engagement of children in the frames of human action is emancipatory. The methodology of our intervention is based on concepts of action research as a means to enhance the autonomous participation of actors in their professional and/or life projects. More specifically, we sought to improve the resolution of identified problem/situation based on a close dialogue with the problem/practice, with the objective of encouraging a reflection that assists inclusion by means of a project founded on a transformative mediation. One of the results of this project is the observation of an institutional acceptance and appreciation of these interventions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45878
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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