Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46028

TítuloO ensino de piano em grupo na expressão musical e dramática na Região Autónoma da Madeira. Projeto de investigação-ação
Autor(es)Teixeira, Hector José Teixeira
Orientador(es)Vieira, Maria Helena Gonçalves Leal
Palavras-chaveEnsino do Piano em Grupo
Aprendizagem Cooperativa
Competências Básicas
Expressão Musical e Expressão Dramática
Piano group teaching
Cooperative learning
basic competences
Music and Drama Expression
Data24-Fev-2017
Resumo(s)Na Região Autónoma da Madeira (RAM), o ensino da música faz parte do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico genérico através da área de Expressão Musical e Dramática desde há três décadas. Esta área artística bidimensional carateriza-se, particularmente, pelo uso obrigatório de instrumental Orff, com predominância da flauta de bisel, para o desenvolvimento das competências musicais. Considerando a necessidade permanente de diversificar as estratégias pedagógicas na formação musical das crianças, e tendo em conta as potencialidades do piano digital enquanto instrumento harmónico e de afinação fixa, considerou-se a possibilidade deste poder permitir o desenvolvimento de competências musicais importantes, não tão exploradas na atividade Assim, este trabalho procurou: 1) averiguar se o uso de pianos digitais em ambiente de grupo potencia o desenvolvimento das competências musicais previstas nas orientações da área de Expressão Musical e Dramática; 2) verificar se este modelo de ensino contribui para uma melhor literacia musical dos alunos; 3) compreender se este modelo propicia oportunidades eficazes para a aprendizagem da música tradicional madeirense; 4) averiguar se se adequa na interligação entre a Expressão Musical e a Expressão Dramática, no contexto da área de Expressão Musical e Dramática na Região Autónoma da Madeira; 5) verificar se as diferentes tipologias de habilitação para a docência previstas para a área de Expressão Musical e Dramática se adequam ao cumprimento dos objetivos programáticos previstos para a mesma. A metodologia de investigação adotada para esta pesquisa foi a Investigação-Ação (IA), e envolveu a exploração do uso de pianos digitais em contexto de sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, na área de Expressão Musical e Dramática (EMD), com a colaboração de uma professora de Educação Musical do Ensino Básico. As várias etapas desta IA foram determinadas pela necessidade de uma constante reflexão e concretização das planificações das aulas por parte do investigador e da professora cooperante, e corporizaram-se em três ciclos de intervenção distintos. Após realizadas entrevistas aos alunos que participaram na IA e a alguns intervenientes no panorama regional madeirense do ensino artístico no 1º Ciclo do Ensino Básico, e após recolha e organização das notas de campo e da observação participante, analisaram-se os dados obtidos. Confirmou-se a aplicabilidade do modelo de ensino de piano em grupo para o desenvolvimento das competências musicais previstas para o 1º Ciclo na área de Expressão Musical e Dramática, na Região Autónoma da Madeira, afirmando-se esta proposta como uma alternativa eficiente para o ensino e aprendizagem musical. O modelo contribuíu também para uma boa compreensão da linguagem musical e da expressividade por parte dos alunos, potenciando o desenvolvimento da literacia musical. Para além disso, esta investigação representou uma inovação positiva no panorama regional no uso de novas estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da música tradicional madeirense, em total respeito pela tradição curricular instituída, que tem frutos reconhecidos. No entanto, a estratégia pedagógica não tornou mais fácil a já de si difícil interligação entre a aprendizagem musical e as aprendizagens da Expressão Dramática; a sequencialidade das aprendizagens musicais não se coadunou com a maior flexibilidade e autonomia das aprendizagens da Expressão Dramática, que beneficiam de assentar no domínio prévio da língua materna. Finalmente, sendo a área de Expressão Musical e Dramática trabalhada por um mesmo professor, frequentemente com formação em Educação Musical, conforme previsto no Projeto Curricular, verificou-se que essa formação não é suficiente nem adequada para a lecionação de Expressão Dramática, muito menos para desenvolver uma articulação entre as duas áreas. Ao mesmo tempo, verificou-se também que a metodologia de ensino de piano em grupo não atenua essa dificuldade, mas beneficia a aprendizagem musical. Não se prevendo a criação de cursos de formação de professores que preparem para a área bidisciplinar de Expressão Musical e Dramática, concluiu-se que haveria vantagem em cindir a área e transformá-la em duas, ministradas por professores especializados, mesmo que numa perspectiva de integração curricular, como se tem defendido para este ciclo de ensino.
In Madeira Autonomous Region (MAR) music teaching has been part of the general curriculum of the 1st Cycle of Elementary School for around thirty years through the Music and Drama Expression curricular area. This bidimensional area is characterized by the use of the Orff instrumentarium (particularly of the recorder) for the development of music competences. Considering the permanent need for diversification of pedagogical strategies in music teaching for children, and considering the musical potential of digital pianos as harmonic instruments of fixed tuning, the hyphotesis emerged of the benefits of its use for the development of important music competences that are not so much currently addressed. Therefore, this research project tried to: 1) verify whether the practice of piano in groups might foster the acquisition of the musical competences listed in the curricular program of the subject area of Music and Drama Expression; 2) test whether piano group teaching contributes to the development of student’s music literacy; 3) understand if this pedagogical model creates good opportunities for the learning of Madeiran traditional music; 4) study the applicability of this model for the development of good interconnections between Music Expression and Drama Expression learning; 5) evaluate whether the different teacher qualifications accepted for the teaching of this bidimensional area of Music Expression and Drama Expression are adequate, and whether they allow for the reaching of the program goals. The research methology adopted for this project was Action-Research (AR), and it involved the use of digital pianos in the context of the 1st Cycle of Elementary School classes in the area of Music and Drama Expression (MDE), with the cooperation of a Music Education teacher working in the participant school. The Action Research project stages were defined by a constant need for reflecion and application of the lesson plans by the researcher and the cooperating teacher and they materialized in three different intervention cycles. After having conducted interviews to the students participating in the project and to some educational leaders of the 1st Cycle arts education in the Madeira region, and after collecting and organizing field notes and participant observation notes, data were analysed. This pedagogical model of group piano teaching proved very efficient for the development of the music competences listed in the curricular program for the area of Music and Drama Expression of the 1st Cycle of Elementary school in Madeira Autonomous Region; in fact, this model emerged as an effective alternative for music teaching and learning in that subject area. The model also contributed for a good understanding of music language and expression by the students, and it fostered the development of music literacy. This research project represented a positive innovation in the regional panorama in terms of the use of new pedagogical strategies for the learning of traditional Madeiran music, in total respect for the local curricular tradicion, which is well knonw for being very successful. However, the pedagogical strategy didn’t make the interconnection between Music Expression and Drama Expression learning less difficult than it is: the learning sequences involved in music learning were not easily related with the more flexible and autonomous activities and learning goals of Drama Expression (these benefit from the use and mastering of the Portuguese language). Finally, this research project showed that Music Education training is not nearly enough to teach Drama Expression, let alone to make the desired connections between the two subjects; the oficial recommendation that the Music and Drama Expression area should be taught by the same teacher, usually trained in Music Education should therefore be reviewd. At the same time, the project showed that the group piano pedagogy doesn’t alleviate that problem, but it improves music learning. Since the creation of teacher training degrees that might prepare teachers to teach both subjects adequately is not foreseen, it must be concluded that the separation of the two subjects into two different school areas, taught by two different specialized teachers, is highly desirable, even from the viewpoint of curricular integration, as it has been defined in the goals for this curricular cycle.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Educação Musical)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46028
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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