Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46059

TítuloAnálise da relação entre imagem e música em algumas produções cinematográficas do género melodrama
Autor(es)Melo, Everton Samuel dos Santos
Orientador(es)Moura, Vítor
Palavras-chaveMelodrama cinematográfico
Música
Emoção
Cinematographic melodrama
Music
Emotion
Data29-Jul-2013
Resumo(s)Neste estudo são analisadas quatro produções cinematográficas que adequam o conceito de melodrama. Procura-se, inicialmente, compreender a origem do melodrama, que apresenta a ópera em sua base, alcança o recital acompanhado e evolui para a sétima arte. A evolução, porém, desse modelo músico-dramático mantém em sua essência, o elemento que o distingue, ou seja, a música. Procura-se, sequencialmente, em um primeiro momento perceber os primeiros traços da teoria da música no cinema, apresentada por Noël Carroll (1996) e, em um segundo momento, à luz da teoria da expressividade da música no cinema desenvolvida por Peter Kivy (1999) compreender os aspectos sonoros essenciais que se relacionam à imagem na produção cinematográfica. Procura-se, em um último momento, a evidência de dois conceitos nomeadamente polarização e coerência afetiva, desenvolvidos pelo teórico do cinema, Jeff Smith (1997) a fim de mostrar como o espectador associa à música a imagem levando-o à emoção. A presente tese aborda, portanto, os aspectos sonoros utilizados em filmes que permitem a emoção na mente do espectador/ouvinte.
This study analyzes four film productions that fit in the concept of melodrama. Initially, we tried to understand the origin of melodrama, featuring opera at its base, then the musical recital and later evolved to the seventh art. However, the evolution of this musical-dramatic model maintains, in its essence, the element which distinguishes it, namely the music. Sequentially, in a first moment we tried to perceive the first traces of the theory of music in the cinema, presented by Noël Carroll (1996) and, in a second moment, in accordance with the theory of expressiveness of music in the cinema developed by Peter Kivy (1999), to understand the essential sound aspects that are related to the image in a cinematographic production. Finally, to put in evidence two concepts namely polarization and affective coherence, developed by the cinema theorist, Jeff Smith (1997), in order to show how the viewer associates the image to the music, leading him to the emotion. Therefore, this thesis approaches the sound aspects that are used in films and allow the emotion in the mind of the viewer/listener.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Literatura e Cinema)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46059
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Everton Samuel dos Santos Melo.pdfTese2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID