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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.contributor.authorCosta, Natáliapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2017-07-20T10:10:38Z-
dc.date.available2017-07-20T10:10:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46227-
dc.description.abstractPelo seu impacto e efeitos, a Avaliação Externa das Escolas (AEE) provoca alterações relacionais e organizacionais (Barreira, 2016), com mais visibilidade na institucionalização da Autoavaliação de Escolas (AE) (European Comission/EACEA/Eurydice, 2015). O texto versa sobre um estudo de caso, de natureza institucional (Stake, 2006), realizado num agrupamento de escolas TEIP , da região norte de Portugal, com o objetivo de problematizar a AE, numa lógica de desenvolvimento, melhoria e aprendizagem (Schreens, 2003; Nevo, 2007; Pacheco, 2010), mediante a participação dos atores educativos, mais concretamente de uma equipa de AE, formada com o objetivo de responder à exigência institucional da AEE. Adota-se uma metodologia de pesquisa centrada na investigação-ação-formação, no sentido de uma grounded theory (Charmaz, 2009; Amado, 2013), dado que os dados recolhidos e analisados surgiram em resposta às necessidades dos atores educativos, principalmente no que se refere à AE e sua relação com a AEE. Os resultados indicam que a investigação-ação-formação é um processo adequado à produção de documentos sobre AE, sobretudo quando existem procedimentos ativos de corresponsabilização que estão na origem de mudanças de práticas ao nível da AE. A conceção, implementação e análise de instrumentos de avaliação, assim como o acompanhamento e monitorização de práticas institucionais, numa escola comprometida com um projeto TEIP, conduziram a um processo institucional que confere à AE um sentido compreensivo e inteligível para os atores educativos, numa 1ª fase, bem como uma orientação para os resultados, numa 2ª fase.por
dc.description.sponsorshipEsta comunicação insere-se no projeto de investigação de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (FCT – PTDC/CPE-CED/116674/2010) coordenado pela Universidade do Minho. Joana Sousa - Bolseira de doutoramento Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectAvaliação externa das escolaspor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectTEIPpor
dc.titleAvaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIPpor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate25 - 27 Jan. 2016por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitle1ª Conferência SPCE-SEC "A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais"por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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