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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2017-07-20T10:22:37Z-
dc.date.available2017-07-20T10:22:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46230-
dc.description.abstractA Avaliação Externa das Escolas (AEE) foi aprovada pela Lei n.º 31/2002 e tem sido implementada, desde 2006, pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). Sendo a AEE um sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, a sua finalidade é a de “constituir um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas” (IGEC, 2015). Até ao presente são identificados dois ciclos de AEE, sendo que o 2º ciclo se encontra em fase final de implementação. É neste quadro que se situa o presente estudo empírico, de natureza quantitativa, com a aplicação de um inquérito por questionário a docentes do sistema público português, cujos resultados apresentamos preliminarmente. Para este estudo foram definidos os seguintes objetivos de investigação: i) analisar a adequação do modelo de AEE; ii) analisar como o modelo de AEE está a ser utilizado nas organizações educativas; iii) identificar alguns dos efeitos do modelo de AEE nas escolas. A discussão dos resultados empíricos aponta para a AEE ser percecionada como uma política de accountability (Afonso, 2012; Seabra, Morgado & Pacheco, 2012), convertida em mecanismos de regulação pós-burocrática que promove alterações relacionais e organizacionais (Barreira, 2016), com incidência na estandardização da qualidade através da prestação de contas por processos e resultados (Afonso, 2009; Fialho, 2009; Ozga & Grek, 2012; Fullan, Rincon-Gallardo & Hargreaves, 2015), tornando-se cada vez mais pertinente a valorização da autoavaliação das escolas, para uma melhoria contínua formativa e efetiva (Nevo, 2007; Bolívar, 2012).por
dc.description.sponsorshipCIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.titleAvaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo portuguêspor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate25 - 27 Jan. 2016por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitle1ª Conferência SPCE-SEC (2016) "A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais"por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
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