Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46596

TítuloCaracterísticas do mercado de fitness e a sua presença na Web
Autor(es)Carneiro, Estela Marina Fernandes
Orientador(es)Martins, Maria Lurdes Castro
Palavras-chaveWebsite
Fitness
Ginásios
Health clubs
Funcionalidade
Usabilidade
Eficiência
Confiabilidade
Qualidade
Avaliação website
Presença online
Functionality
Usability
Efficiency
Reliability
Quality
Evaluation site
Presence online
Data21-Abr-2017
Resumo(s)O trabalho de investigação relatado neste relatório de dissertação teve como objetivo avaliar a presença dos ginásios e health clubs na Internet, procedendo a uma análise comparativa dos websites de ginásios e health clubs portugueses de pequena, média e grande dimensão. A avaliação dos websites foi efetuada através de uma grelha de avaliação identificada com base num processo exaustivo de revisão de literatura. A grelha utilizada engloba um conjunto diversificado de questões relacionadas com as características técnicas dos websites, informações sobre a empresa de fitness, serviços prestados e serviços online. A avaliação conduzida, para além de permitir caracterizar de forma detalhada a presença de cada ginásio e health club na Internet, possibilitou igualmente efetuar uma análise comparativa dos vários websites de forma a identificar as diferenças mais relevantes existentes entre eles. Para além disso, com as informações obtidas, foi possível relacionar os indicadores dos ginásios e health clubs com a sua performance na Internet. O número de filiais, o número de trabalhadores, a concorrência, o total do ativo e o resultado operacional estão associados à qualidade da presença online dos ginásios e health clubs portugueses avaliados. No entanto, o resultado líquido influencia de forma negativa a qualidade do website das instituições consideradas no estudo.
The research work reported in this dissertation report was aimed at evaluating the presence of gymnasiums and health clubs on the Internet, comparing the health websites of small, medium and large portuguese clubs. The evaluation of the sites was carried out based on a designed grid from an exhaustive literature review process. The grid used contain a diverse series of questions related to the technical characteristics of the sites, information about the fitness company, services provided and online services. The conducted evaluation, beyond to allow a detailed characterization of a presence of each gymnasium and health club on the Internet, also made it possible to perform a comparative analysis of several sites and thus identify as the most relevant differences between them. Furthermore, with the information obtained, it was possible to relate the indicators of gyms and health clubs with their performance on the Internet. The number of affiliates, the number of employees, the business competition, the total assets and the operating income are associated with the quality of the online presence of portuguese gyms and health clubs evaluated. However, the net income influences the quality of the website of the institutions considered in the study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46596
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estela Marina Fernandes Carneiro.pdfTese2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.zipAnexos523,34 kBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID