Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46656

TítuloA comunicação organizacional em sistemas de gestão da qualidade certificado
Outro(s) título(s)Organizational communication in certified quality management systems
Autor(es)Fernandes, Ivo Xavier Silva Vides
Orientador(es)Domingues, Ivo
Palavras-chaveSistema de gestão da qualidade
Comunicação
Significação
Legitimação
Dominação
Quality management system
Communication
Signification
Legitimation
Domination
Data2-Mar-2017
Resumo(s)A sigla ISO (International Organization for Standardization) designa um grupo de normas técnicas que podem ser usadas como referências para a construção e certificação de sistemas de gestão nas organizações. Esta investigação tem como objetivo principal determinar qual o impacto da comunicação em sistemas de gestão da qualidade. O método utilizado assenta numa abordagem quantitativa com recurso a um inquérito por questionário aplicado a organizações certificadas. Esta pesquisa procurou juntar duas dimensões da sustentabilidade organizacional reconhecidas na literatura – a implementação de sistemas de gestão da qualidade e a comunicação organizacional. Concretamente, é orientada para a análise das dimensões de significação, legitimação, dominação, documentação e das tecnologias da informação e comunicação. Neste sentido, procurou-se medir a sua intensidade e avaliar o impacto destas no desempenho do sistema de gestão da qualidade.
The ISO abbreviation (International Organization for Standardization) is a group of technical standards that can be used as references for the construction and certification of management systems in organizations. This research aims to determine the impact of communication on quality management systems. The method used is based on a quantitative approach using a questionnaire applied to certified organizations. This research sought to join two dimensions of organizational sustainability recognized in the literature - the implementation of quality management systems and organizational communication. Specifically, it is oriented to the analysis of the dimensions of significance, legitimation, domination, documentation, as well as, information and communication technologies. In this sense, we tried to measure their intensity and assess the impact in the performance of the quality management system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46656
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivo Xavier Silva Vides Fernandes.pdfDissertação de Mestrado2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID