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https://hdl.handle.net/1822/46656
Título: | A comunicação organizacional em sistemas de gestão da qualidade certificado |
Outro(s) título(s): | Organizational communication in certified quality management systems |
Autor(es): | Fernandes, Ivo Xavier Silva Vides |
Orientador(es): | Domingues, Ivo |
Palavras-chave: | Sistema de gestão da qualidade Comunicação Significação Legitimação Dominação Quality management system Communication Signification Legitimation Domination |
Data: | 2-Mar-2017 |
Resumo(s): | A sigla ISO (International Organization for Standardization) designa um grupo de
normas técnicas que podem ser usadas como referências para a construção e certificação
de sistemas de gestão nas organizações. Esta investigação tem como objetivo principal
determinar qual o impacto da comunicação em sistemas de gestão da qualidade. O método
utilizado assenta numa abordagem quantitativa com recurso a um inquérito por
questionário aplicado a organizações certificadas.
Esta pesquisa procurou juntar duas dimensões da sustentabilidade organizacional
reconhecidas na literatura – a implementação de sistemas de gestão da qualidade e a
comunicação organizacional. Concretamente, é orientada para a análise das dimensões de
significação, legitimação, dominação, documentação e das tecnologias da informação e
comunicação. Neste sentido, procurou-se medir a sua intensidade e avaliar o impacto
destas no desempenho do sistema de gestão da qualidade. The ISO abbreviation (International Organization for Standardization) is a group of technical standards that can be used as references for the construction and certification of management systems in organizations. This research aims to determine the impact of communication on quality management systems. The method used is based on a quantitative approach using a questionnaire applied to certified organizations. This research sought to join two dimensions of organizational sustainability recognized in the literature - the implementation of quality management systems and organizational communication. Specifically, it is oriented to the analysis of the dimensions of significance, legitimation, domination, documentation, as well as, information and communication technologies. In this sense, we tried to measure their intensity and assess the impact in the performance of the quality management system. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46656 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DS - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ivo Xavier Silva Vides Fernandes.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |