Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46694

TítuloMind-mindedness materna: preditores numa amostra de mães de bebés prematuros tardios
Outro(s) título(s)Maternal mind-mindedness: predictors in a sample of late preterm infants’ mothers
Autor(es)Pinheiro, Paula Raquel Moreira
Orientador(es)Martins, C.
Palavras-chaveMind-mindedness materna
Interação mãe-bebé
Prematuridade tardia
Maternal mind-mindedness
Mother-infant interaction
Late prematurity
Data6-Jul-2017
Resumo(s)Considerando a importância que a qualidade dos comportamentos interativos maternos assume no desenvolvimento do bebé, tem havido um crescente interesse pelo estudo da mindmindedness materna. Este estudo pretendeu (i) explorar e caraterizar a mind-mindedness em mães de bebés prematuros tardios, tendo como grupo de comparação mães de bebés de termo e (ii) identificar os preditores da mind-mindedness em ambos os grupos. A amostra integrou 73 mães, 43 (58.9%) mães de bebés prematuros tardios. As díades mãe-bebé foram observadas numa interação de jogo livre, que foi gravada e, posteriormente, transcrita e cotada usando um sistema de cotação para analisar a mind-mindedness materna. Os resultados indicaram a inexistência de diferenças ao nível da mind-mindedness entre os grupos. No entanto, emergiram diferentes padrões de associações entre a mind-mindedness e as variáveis em estudo nos dois grupos de mães. Nenhuma das variáveis da mãe, da gravidez, do bebé ou da interação mãe-bebé revelaram ser preditores significativos da mind-mindedness. Os resultados do presente estudo contribuem para ampliar o conhecimento acerca da mindmindedness materna, identificando alguns fatores envolvidos nesta dimensão da interação mãe-bebé.
Considering the importance that quality of maternal interactive behaviors assumes in infant’s development, there has been an increasing interest in the study of maternal mind-mindedness. This study aimed to (i) explore and characterize mind-mindedness in late preterm infants’ mothers, in comparison with full-term infants’ mothers and (ii) identify mind-mindedness predictors in both groups. The sample integrated 73 mothers, 43 (58.9%) late preterm infants’ mothers. Mother-infant dyads were observed in a free toy-play interaction, which was recorded and subsequently transcribed and coded using a coding system to analyze maternal mind-mindedness. The results indicated no differences in terms of mind-mindedness between groups. However, different associations patterns between mind-mindedness and study variables emerged in both groups. No variables from the mother, pregnancy, infant or motherinfant interaction proved to be significant predictors of mind-mindedness. The results of this study contribute to expand the knowledge about maternal mind-mindedness, identifying some factors involved in this dimension of mother-infant interaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46694
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Raquel Moreira Pinheiro.pdf
Acesso restrito!
Tese1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID