Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46711

TítuloAvaliação do desempenho logístico e redefinição da estratégia de gestão do parque de máquinas de movimentação interna da Sonae MC
Autor(es)Leite, Bruna Alexandra Couto
Orientador(es)Telhada, José
Cunha, Jorge
Palavras-chaveGestão estratégica
Gestão de ativos logísticos
Eficiência energética
Tecnologia
Strategic management
Logistic assets management
Energetic efficiency
Technology
Data21-Set-2017
Resumo(s)Esta dissertação é baseada num projeto de estágio desenvolvido na empresa SONAE MC, no âmbito do qual se pretende apresentar recomendações estratégicas em relação à gestão do parque de máquinas e baterias da empresa. Primeiramente, este projeto teve como objetivos analisar e diagnosticar o estado atual do parque de máquinas, alinhar necessidades operacionais com a tecnologia existente no mercado e redefinir uma estratégia de aquisição e substituição do parque de máquinas de movimentação de carga, visando a redução de custos associados, aumentando a produtividade e incluindo a ergonomia, segurança dos operadores e eficiência energética dos equipamentos. Após uma análise inicial ao parque de máquinas e baterias da Sonae MC, foram definidas algumas estratégias para uma gestão mais eficiente do mesmo. Neste sentido foi realizado um inquérito às operações e, mais tarde, a organização de um Showroom de máquinas de movimentação de carga que permitiram priorizar as necessidades e requisitos dos colaboradores na aquisição destes equipamentos e que resultaram numa compra mais focada e vantajosa, com uma poupança de 30.992€, face ao ano anterior. Na perspetiva da eficiência energética, foram exploradas algumas baterias alternativas às atuais e operacionalmente mais interessantes, como as baterias de iões de lítio, as baterias de chumbo puro, e as células de combustível de hidrogénio, sendo que as baterias de chumbo puro são a opção mais viável e originam uma poupança anual por máquina entre 100 e 500€, dependendo da tipologia, comparativamente com as baterias atuais. Ademais, foi explorado um modelo de aluguer cujo resultado positivo suscitou interesse e atenção para um estudo mais detalhado futuramente. A construção de um “semáforo operacional” foi relevante, pois contribuiu para uma melhor gestão ao nível da utilização do parque de máquinas. Além disso, foi proposta uma atualização dos contratos de manutenção full-service, o que permitiu uma redução de custos anual no valor de 18.900€ e efetuado um estudo sobre a determinação da vida útil económica das máquinas de movimentação de carga com o qual se concluiu que a vida útil dos preparadores, dos retráteis e dos transpaletes devem ser prolongadas, face à idade média de abate atual.
This dissertation is based on an internship project in SONAE MC, which aim is to present strategic recommendations related to the management of the material handling machines and batteries of the company. Firstly, this project has objectives, such as analysing and diagnosing the current state of the machines and batteries, aligning needs and requirements with the existing technology in the market and redefining an acquisition and replacement strategy of the machinery aiming cost reduction, productivity increase, and including ergonomics, operational safety and equipment energetic efficiency. After the initial analysis of the material handling machines and batteries of SONAE MC, some strategies were developed towards a further efficient management. In this sense, it was made a questionnaire for Operations, and later, it was organized a Showroom of material handling machines, which allowed to prioritize collaborators needs and requirements of these equipment and resulted in a much more focused and advantageous acquisition, including savings of 30.992€ compared to the previous year. In the energetic efficiency perspective, some alternatives to the existing batteries were explored, operationally interesting ones, such as lithium-ion batteries, pure lead batteries and hydrogen fuel cells, but among these, the pure lead batteries are the most viable option, which allows annual savings between 100 and 500€ per machine, depending on the category, comparing with the actual batteries. Moreover, it was explored a renting model, which result was interesting and should be more detailed in the future. The “Operational traffic light” was relevant, because it contributed to the management of the machines usage. Besides this, an update of the full-service maintenance contracts with an annual reduction of costs around 18.900€ was proposed and a study about the economic service life was developed, with which it was concluded that the lifespan of the order pickers, reach trucks and pallet trucks should be extended, comparing with their current replacement age.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46711
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruna Alexandra Couto Leite.pdfDissertação de Mestrado6,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID