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TítuloNormalização de processos de receção de material numa empresa de componentes eletrónicos
Autor(es)Matos, Gonçalo Sousa
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveReceção de material
Logística
Nivelamento
Normalização
Receiving material
Logistics
Levelling
Standardization
Data2016
Resumo(s)O presente projeto de dissertação foi realizado no âmbito do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), e desenvolvido em ambiente industrial no departamento de logística da empresa Bosch Car Multimedia Portugal, S.A., com o objetivo de normalizar processos de receção de material e envio para o armazém da empresa. Como maiores desafios deste projeto, foram identificados a necessidade de reestruturação da área de receção de material, a redução do número de cais de descarga, e a limitação da taxa de envios de material volumoso para o armazém. Foram revistos o plano de descargas e os contratos de descarga com os fornecedores, o que permitiu identificar vários problemas específicos. As ações de melhoria desenvolvidas incluíram uma revisão do plano de descargas, da folha de registo de contratos e dos próprios contratos de descarga, e a transferência das descargas de um transitário problemático para um armazém externo. Foi também analisado o processo interno de entrega de material auxiliar aos diferentes departamentos da fábrica. Devido ao crescimento da fábrica, em termos de volume de negócios, no último ano, a receção de material registou um aumento de 16% de material volumoso descarregado em 2016 em comparação com 2015. Apesar deste aumento significativo, as ações de melhoria implementadas permitiram que o prazo de entrega do material ao armazém da empresa, contado a partir do momento da receção nos cais de descarga, registasse uma redução de cerca de 44%. No mesmo período, a ocupação média dos cais de descarga aumentou 29%, e o tempo médio de descarga registou uma redução da ordem dos 17%. O objetivo de limitar a taxa de envios de material volumoso para o armazém (máximo de 35 paletes por hora, em 85% das vezes) também foi cumprido. No processo de entrega de material auxiliar, foi ainda apresentada uma proposta de melhoria, ainda não implementada, que consiste no uso de um software de rastreabilidade de encomendas.
This dissertation project was conducted as a part of the course Integrated Masters in Engineering and Industrial Management and developed in industrial environment in the logistics department of the Bosch Car Multimedia Portugal S.A. company, with the objective of normalizing receiving material and transfer to warehouse processes. The main challenges of this project were then identified, which consisted in the renovation of the receiving material area, the reduction to two from four unloading docks and the limitation of pallets sent to warehousing. The unloading plan and the unloading contracts established with the suppliers were then reviewed, which permitted the identification of several specific problems. The improvement actions developed included a revision of the unloading plan, the suppliers’ contracts record, the contracts themselves and the transfer to an external warehouse for processing of a problematic forwarder’s material. The internal process for delivery of auxiliary material to the different departments of the factory was also analyzed. Due to the growth of the factory in terms of business volume in the past year, the unloading material area registered an increase of 16% in 2016 in the amount of pallets received comparing to 2015. Despite this significant increase, the improvement actions implemented caused the lead time between unloading the material and warehousing to reduce approximately 44%. In the same period, the average occupation of the unloading docks occupation increased 29% and the average unloading time decreased about 17%. The goal of setting a limitation to the pallets (less than 35 pallets per hour, 85% of the times) was also fulfilled. Regarding the process of delivering auxiliary material, an improvement proposal was presented, consisting in the use of a delivery traceability software, even though it was not implemented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46790
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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