Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46916

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Íris Susanapor
dc.contributor.authorBraga, A. C.por
dc.contributor.authorGonzález Riaño, Xosépor
dc.date.accessioned2017-10-31T09:02:05Z-
dc.date.available2017-10-31T09:02:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46916-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo das perceções dos alunos sobre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), um programa de formação contínua de professores de 1.º ciclo criado com a finalidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem do português naquele ciclo de escolaridade e implementado no contexto da atividade profissional. Os resultados da análise quantitativa de dados, recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado aos alunos no final da formação de 20092010 no núcleo regional de formação sedeado na Universidade do Minho, revelam representações muito positivas dos alunos sobre o processo de aprendizagem e sobre os conteúdos de aprendizagem experimentados. Estes dados apontam para a validade da conceção da pedagogia da língua que sustentou o PNEP, ilustram a perceção positiva que os professoresformandos revelaram sobre o seu próprio processo de desenvolvimento profissional e constituem-se como caso ilustrativo da exequibilidade da realização de inquéritos com crianças pequenas.por
dc.description.abstractThis article presents a study of students' perceptions about the National Program of Portuguese Language Teaching (PNEP), an in-service program for primary school teachers aimed at improving the teaching and the learning of Portuguese language and implemented in the context of professional activity. The results of the quantitative analysis of data, collected through a survey questionnaire administered to students at the end of the 2009-2010 year in the regional center located at the University of Minho, reveal very positive representations about the learning process and about the contents of learning. These data point to the validity of the language pedagogy design that supported PNEP, illustrate the positive perception that teachers revealed on their own professional development and emerge as an illustrative case of the feasibility of conducting surveys with primary-school children.por
dc.description.abstractEn este artículo se presenta un estudio de las percepciones de los estudiantes sobre el Programa Nacional de Enseñanza de la Lengua Portuguesa (PNEP), un programa de formación continua para profesores de educación primaria creado con el fin de mejorar la enseñanza y el aprendizaje del portugués en el contexto de la actividad profesional. Los resultados del análisis cuantitativo de los datos, recogidos a través de un cuestionario administrado a los estudiantes al final de la formación 2009-2010 en el núcleo regional de formación ubicado en la Universidad de Minho, revelan representaciones muy positivas sobre el proceso y sobre los contenidos del aprendizaje. Estos datos apuntan a la validez de la pedagogía de la lengua que apoyó el PNEP, ilustran la percepción positiva que los profesores revelaron sobre su propio desarrollo profesional y se presentan como caso ilustrativo de la viabilidad de la realización de encuestas con los niños pequeños.por
dc.description.sponsorshipEste texto foi realizado no âmbito de uma licença sabática da primeira autora, subvencionada pela FCT (SFRH/BSAB/1440/2014).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da língua no 1.º ciclopor
dc.subjectFormação contínua de professorespor
dc.subjectPerceçõespor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectLanguage teaching in primary schoolpor
dc.subjectIn-service teacher trainingpor
dc.subjectPerceptionspor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectEnseñanza de la Lengua en la educación primariapor
dc.subjectFormación continua de profesorespor
dc.subjectPercepcionespor
dc.subjectEstudiantespor
dc.titleAvaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: as perceções dos alunospor
dc.title.alternativeEvaluation of the National Program of Portuguese Language Teaching (PNEP) in primary school: students' perceptionspor
dc.title.alternativeEvaluatión del Programa Nacioanl de Enseñanza de la Lengua Portuguesa (PNEP) en la educación primaria: las percepitiones de los estudiantespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage51por
oaire.citationEndPage86por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume28por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo- As perceções dos alunos .pdf3,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID