Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46917

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Íris Susanapor
dc.date.accessioned2017-10-31T10:23:40Z-
dc.date.available2017-10-31T10:23:40Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.date.submitted2015-08-
dc.identifier.citationPereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-410por
dc.identifier.issn1517-9702por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46917-
dc.description.abstractO artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.por
dc.description.abstractThis article derives from research developed in the context of the implementation of a governmental initiative aimed to enhance literacy learning in primary education in Portugal. The researcher studied students’ representations about their learning experience through group interviews. This article focuses on data concerning students’ representations about one of the central pedagogical dimensions of literacy learning, namely situated practice. Qualitative analysis revealed students’ very positive representations about the practice which situated their learning, as they expressed extremely favourable opinions and feelings. Data analysis further unveiled that the context of learning was active, playful, collaborative, and mediated by ICT. Such results provide foundations for a theoretical redefinition of current conceptions of situated practice by evidencing the centrality of playfulness as learning practice in the education of the first grades of primary education. This is an original contribution made from the perspectives of learners themselvespor
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPrática situadapor
dc.subjectEntrevista em grupopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectSituated practicepor
dc.subjectFroup interviewpor
dc.subjectPlayfulnespor
dc.subjectPlayfulnesspor
dc.titleO princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunospor
dc.title.alternativeThe principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectivespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761por
oaire.citationStartPage393por
oaire.citationEndPage410por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume43por
dc.identifier.doi10.1590/S1517-9702201702153387por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia-a perspectiva dos alunos.pdf175,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID