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dc.contributor.authorÁlvares, Cristinapor
dc.date.accessioned2017-11-07T12:23:10Z-
dc.date.available2017-11-07T12:23:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationÁlvares, C. (2016) “A contadora perdeu a voz. Imprensa ilustrada infantojuvenil, banda desenhada e mutação do regime do entretenimento caseiro na Belle Époque“, Diacrítica, 30, 3 p.119-130.por
dc.identifier.issn0870-8967-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47086-
dc.description.abstractO artigo examina a mutação do dispositivo de transmissão e receção de histórias, causada pela introdução, nos lares da Belle Époque, da imprensa ilustrada infantojuvenil, espaço do desenvolvimento da banda desenhada como nova arte narrativa. Partindo da representação da cena de narração de contos que abre o livro de Contes de Perrault, comparamos outras imagens desta cena em livros de contos posteriores, assim como em periódicos ilustrados, para avaliarmos como as mudanças de medium implicam uma progressiva desperformatização e desvocalização do acesso de crianças e jovens à ficção. Mostramos que a sequência cronológica destas imagens dá nos conta das alterações que o entretenimento caseiro conheceu desde o fim do século XVII até ao início do século XX, e que essas alterações fazem parte do processo de deslegitimação da tradição oral pela cultura do impresso e da imagem (livro, revista, jornal, cartaz). Em 1900 esse processo traduz-se no deslocamento para as indústrias culturais da competência narrativa das camponesas (amas, governantas, criadas). Bécassine, personagem fundadora da BD, é o símbolo desse deslocamento.por
dc.description.abstractThis article analyses the changes which affected the system of transmission and reception of tales, following the introduction of the illustrated youth press in the Belle Époque’s households, leading to the emergence of comic strips. Starting with the representation of the oral storytelling opening scene of the book Contes de Perrault, we have managed to compare images from other fairytales and illustrated journals so as to evaluate how changes in the medium entail a progressive loss of performatization and vocalization in the access children and youth have to fiction. Our aim is to show that the historical sequence of these images highlights the changes that home entertainment underwent from the end of the 17th century until the beginning of the 20th century. This occurs within the scope of the delegitimation of oral tradition by printed documents (books, magazines, newspapers, posters), following a process which resulted in transferring the narrative competence associated with peasant women (nursemaids, governesses, housemaids) to the cultural industries, back in 1900. Bécassine, the first female character in the history of comics, is the symbol of that transfer.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBanda desenhadapor
dc.subjectImprensa infantojuvenilpor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectNarração oralpor
dc.subjectEntretenimento no larpor
dc.subjectComicspor
dc.subjectIllustrated youth magazinespor
dc.subjectPicturespor
dc.subjectOral storytellingpor
dc.subjectHome entretainmentpor
dc.titleA contadora perdeu a voz: imprensa ilustrada infantojuvenil, banda desenhada e mutação do regime do entretenimento caseiro na Belle Époque“por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage119por
oaire.citationEndPage130por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume30por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalDiacrítica - Série Ciências da Literaturapor
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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