Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47113

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedopor
dc.contributor.authorAfonso, Ana Sofiapor
dc.date.accessioned2017-11-08T09:00:29Z-
dc.date.available2017-11-08T09:00:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.issn1982-5153por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47113-
dc.description.abstractAs visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas.por
dc.description.abstractSchool visits to science museums provide unique opportunities for many students, and many teachers argue that they need to be linked to the school curricula. Although this link is not always created, youth are more aware of the role that museums play in science communication. It is important to know what students experience in the museum when the relationship teacher-museum-student is not planned. Particularly, how do they learn and what do they learn. This study was carried out in the science museum of University of Coimbra, Portugal with students aged 14-15 ys, in a school visit. Observation of the students’ behaviour and the analysis of their conversations showed that only in 30% of 83 analysed dialogues students sought to go beyond superficial interaction with the exhibits, explaining and sharing ideas with peers. Conversations were cumulative in nature as the ideas presented in the group were not evaluated or elaborated.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVisita escolarpor
dc.subjectMuseu de ciênciapor
dc.subjectÓticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDiálogos no museupor
dc.subjectSchool visitspor
dc.subjectScience museumspor
dc.subjectOpticspor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectDialogues in the museumpor
dc.titlePartilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciênciapor
dc.title.alternativeSharing for learning: a study about students’ interactions with exhibits about optics in a science museumpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p253por
oaire.citationStartPage253por
oaire.citationEndPage273por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.doi10.5007/1982-5153.2015v8n3p253por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalAlexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandria Rodrigues_Afonso.pdf398,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID