Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47113
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo | por |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Sofia | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T09:00:29Z | - |
dc.date.available | 2017-11-08T09:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 1982-5153 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47113 | - |
dc.description.abstract | As visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas. | por |
dc.description.abstract | School visits to science museums provide unique opportunities for many students, and many teachers argue that they need to be linked to the school curricula. Although this link is not always created, youth are more aware of the role that museums play in science communication. It is important to know what students experience in the museum when the relationship teacher-museum-student is not planned. Particularly, how do they learn and what do they learn. This study was carried out in the science museum of University of Coimbra, Portugal with students aged 14-15 ys, in a school visit. Observation of the students’ behaviour and the analysis of their conversations showed that only in 30% of 83 analysed dialogues students sought to go beyond superficial interaction with the exhibits, explaining and sharing ideas with peers. Conversations were cumulative in nature as the ideas presented in the group were not evaluated or elaborated. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Visita escolar | por |
dc.subject | Museu de ciência | por |
dc.subject | Ótica | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Diálogos no museu | por |
dc.subject | School visits | por |
dc.subject | Science museums | por |
dc.subject | Optics | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Dialogues in the museum | por |
dc.title | Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência | por |
dc.title.alternative | Sharing for learning: a study about students’ interactions with exhibits about optics in a science museum | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | The original publication is available at https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p253 | por |
oaire.citationStartPage | 253 | por |
oaire.citationEndPage | 273 | por |
oaire.citationIssue | 3 | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.identifier.doi | 10.5007/1982-5153.2015v8n3p253 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandria Rodrigues_Afonso.pdf | 398,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |