Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4731

TítuloAvaliação ambiental comparativa de estruturas metálicas e de estruturas de betão armado
Autor(es)Peyroteo, Alexandre
Carvalho, Carla A. O. C. M.
Jalali, Said
Data2005
CitaçãoSIMPÓSIO IBERO-AMERICANO "O BETÃO NAS ESTRUTURAS", Coimbra, 2005 - "SIABE 05 : Proceedings". [S.l. : s.n., 2005]. p. 129-136.
Resumo(s)Neste artigo, pretende-se aplicar a metodologia da Análise do Ciclo dc Vìda às estruturas utilìzadas na industria de constução civil. A análise realizada consistiu em avalìar os impactcs ambientais e eoonónmicos, provocados pela produção dos materiais necessários na execução de uma estrutura em betão amado e em perfis metálicos. No âmbito considerado neste estudo os resultados obtidos indicam que estrurura de betão armado é mais favorável em termos ambientais e económicos. Paralelamente, abordou o efeito de parâmetro nas estrruturas de betão amado, tentando estabelecer o valor que conduz às eshuturas mais favoráveis em termos ambientais.Os resultados obtidos indicam que nas vigas estudadas o aumento há desfasamento entre o valor de u económico habitualmente recomendado e o valor ambientaÌmente recomendado. Constata-se que a medida que o valor de u aumenta melhora o desempenho ambiental da estrutura.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4731
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-MAT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Peyroteo_CN_2005.pdfDocumento principal773,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID