Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47562
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Ana Gabriela | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T13:08:04Z | - |
dc.date.available | 2017-11-20T13:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47562 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende ilustrar alguns tópicos e questões fulcrais que “enquadram” as estratégias de mulheres artistas no diálogo com os Feminismos contemporâneos, no tocante à representação do corpo, às novas corpografias do feminino e ao seu mapeamento no mundo contemporâneo. Analisarei os conceitos e as técnicas de “desenquadramento” e desconstrução que nos propõem e as alternativas de “reenquadramento” sugeridas através das suas linguagens artísticas (fotografia, pintura, instalação, performance), como modos de resistência à ordem universalista e homológica. A questão da política da localização, a assimilação e o questionamento das “grandes narrativas” quer ocidentais, quer orientais, através de um discurso crítico e de uma retórica paródica que incita à desconstrução de estereótipos culturais e de género (tanto do “eterno feminino”, como da femme-fatale, como a exotização da mulher oriental) serão reenquadrados enquanto ‘modos de ver diferentemente’ no diálogo com a resiliência indisciplinar dos Feminismos contemporâneos. | por |
dc.description.abstract | My aim in this paper is to reflect upon some of the central issues that “frame” contemporary strategies of re-presentation in the work of women artists in a dialogue with Feminism (s) today – issues around the body, new feminine cartographies and their mapping in contemporary world, within the context of a “politics of location”. Such processes of framing/reframing/unframing will be the main focus of my analysis, through direct study of some case-studies. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Re-presentação | por |
dc.subject | Enquadramento | por |
dc.subject | Política da localização | por |
dc.subject | Body | por |
dc.subject | Re-representation | por |
dc.subject | Framing | por |
dc.subject | Politics of location | por |
dc.title | Who will make me real? Mulheres, arte e feminismos, modos de ver diferentemente | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 93 | por |
oaire.citationEndPage | 107 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Vista: Revista de Cultura Visual | por |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20170519-93_107.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons