Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47750

TítuloWhat history teacher are we training in Brazil and Portugal? A comparative study between the Federal University of the Southern Border and the University of Minho
Autor(es)Solé, Glória
Junior, Halferd Carlos Ribeiro
Palavras-chaveTeacher training
History teaching
History education
Formação de professores
Docência
Ensino de história
Educação histórica
Data30-Ago-2017
Resumo(s)The purpose of this paper is to present the partial results of the ongoing postdoctoral project, which discusses in a comparative way the policy of teacher training, especially the fundamental aspects for the constitution of the teaching staff, the supervised internships, working with two specific projects for the training of History teachers, the Federal University of the Southern Border, Erechim Campus, Brazil, and the University of Minho, Braga, Portugal. In order to achieve this specific objective, we are studying the legislation, the political pedagogical projects of the courses, the reports of the students and the observation of classes in the stages of the Masters in Teaching History in both universities. This material will be analyzed from the dialogue with the bibliography and with the theoretical reflections of Goodson and Popkewitz. Some preliminary data are presented for the comparative analysis of the legislation and the pedagogical political projects of the courses. As an implication of this comparative study on teacher’s education in Brazil and Portugal, it is intended to contribute to the construction of important reflections for the enrichment of the main debate that the Brazilian education system currently faces, the curricular organization of Basic Education and the restructuring of undergraduate degrees.
A presente proposta de comunicação pretende apresentar os resultados parciais do projeto de Pós-Doutorado em andamento, em que se discute de modo comparado a política de formação de professores, sobretudo do aspecto fundamental para a constituição do ser docente, os estágios supervisionados, trabalhando com dois projetos específicos para formação de professores de História, o da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, Brasil, e o da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Para a realização desse objetivo específico, estamos a proceder ao estudo da legislação, dos projetos políticos pedagógicos dos cursos, dos relatórios dos alunos e será efectuada observação de aulas nos estágios dos Mestrados em Ensino de História nas duas universidades. Esse material será analisado a partir do diálogo com a bibliografia e com as reflexões teóricas de Goodson e Popkewitz. Apresenta-se para já alguns dados provisórios resultantes da análise comparada da legislação e dos projetos políticos pedagógicos dos cursos. Como implicações deste estudo comparado sobre a formação do professor de História no Brasil e em Portugal, pretende-se contribuir para a construção de reflexões importantes para o enriquecimento do principal debate que o sistema de ensino brasileiro enfrenta na atualidade, a organização curricular da Educação Básica e a reestruturação das licenciaturas.
TipoComunicação oral
DescriçãoTexto a ser publicado na revista IJHLTR
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47750
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
HEIRNET2017- GloriaSole & Halfred Júnior .pdf759,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID