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https://hdl.handle.net/1822/47988
Título: | Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escolar |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Tracana, Rosa Branca Jourdan, Didier |
Palavras-chave: | Educação para a Saúde Educação em Saúde Promoção da Saúde Concepções de professores |
Data: | 2017 |
Editora: | Editora Eduem |
Citação: | Carvalho, G.S., Tracana, R.B. & Jourdan, D. (2017). Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola. In: Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L. (Org.) Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios. Maringá: Eduem. pp. 77-90. (ISBN: 978-85-7628-726-1) |
Resumo(s): | Para uma eficiente promoção da saúde no meio escolar é necessário que os professores tenham uma formação adequada para tal e para que esta seja posta em prática,é importante conhecerem-se as concepções que os professores têm sobre saúde. Tendo como base o modelo negativo–positivo de saúde proposto por Downie, Tannahill e Tannahill (2000), neste capítulo apresenta-se um estudo levado a efeito em 15 países com o objetivo de se conhecerem as tendências gerais dos vários fatores que influenciam o conceito de saúde. Envolveu países da Europa Ocidental e Oriental, Norte e na África Subsaariana, Oriente Médio e América do Sul, com uma diversidade socioeconómica e cultural elevada. Utilizou-se o questionário construído e validado pelo projeto europeu BIOHEAD-CITIZEN em cada país, a uma amostra equilibrada de futuros professores (Pre) e professores em serviço (In) de ensino primário (P) e de ensino secundário, assim como de ensino de Biologia (B) ou língua materna (L). Os fatores que mais influenciaram os resultados no sentido da perspetiva positiva da saúde (PS) foram o género feminino, a idade mais elevada, a maior formação académica e a área de atuação (dos professores do ensino primário, em comparação com professores do ensino secundário; e professores de línguas, em comparação com os professores de biologia). No entanto, a maior diferença que se encontrou neste estudo foi entre os países, e não tanto na religião, sendo que cinco grupos de países surgiram a partir da análise de clusters. O estudo não conduz a uma visão abrangente dos fatores que influenciam as perceções de saúde dos professores, mas os resultados mostram que há um conjunto de fatores associados à visão positiva de saúde. Atenção a tais fatores deve ser dada aquando da criação de uma área específica de educação em saúde nos cursos de formação de professores. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47988 |
ISBN: | 978-85-7628-726-1 |
Versão da editora: | http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/152 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EUDEM_Profs-Saude.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |