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TítuloConcepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escolar
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Tracana, Rosa Branca
Jourdan, Didier
Palavras-chaveEducação para a Saúde
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Concepções de professores
Data2017
EditoraEditora Eduem
CitaçãoCarvalho, G.S., Tracana, R.B. & Jourdan, D. (2017). Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola. In: Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L. (Org.) Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios. Maringá: Eduem. pp. 77-90. (ISBN: 978-85-7628-726-1)
Resumo(s)Para uma eficiente promoção da saúde no meio escolar é necessário que os professores tenham uma formação adequada para tal e para que esta seja posta em prática,é importante conhecerem-se as concepções que os professores têm sobre saúde. Tendo como base o modelo negativo–positivo de saúde proposto por Downie, Tannahill e Tannahill (2000), neste capítulo apresenta-se um estudo levado a efeito em 15 países com o objetivo de se conhecerem as tendências gerais dos vários fatores que influenciam o conceito de saúde. Envolveu países da Europa Ocidental e Oriental, Norte e na África Subsaariana, Oriente Médio e América do Sul, com uma diversidade socioeconómica e cultural elevada. Utilizou-se o questionário construído e validado pelo projeto europeu BIOHEAD-CITIZEN em cada país, a uma amostra equilibrada de futuros professores (Pre) e professores em serviço (In) de ensino primário (P) e de ensino secundário, assim como de ensino de Biologia (B) ou língua materna (L). Os fatores que mais influenciaram os resultados no sentido da perspetiva positiva da saúde (PS) foram o género feminino, a idade mais elevada, a maior formação académica e a área de atuação (dos professores do ensino primário, em comparação com professores do ensino secundário; e professores de línguas, em comparação com os professores de biologia). No entanto, a maior diferença que se encontrou neste estudo foi entre os países, e não tanto na religião, sendo que cinco grupos de países surgiram a partir da análise de clusters. O estudo não conduz a uma visão abrangente dos fatores que influenciam as perceções de saúde dos professores, mas os resultados mostram que há um conjunto de fatores associados à visão positiva de saúde. Atenção a tais fatores deve ser dada aquando da criação de uma área específica de educação em saúde nos cursos de formação de professores.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47988
ISBN978-85-7628-726-1
Versão da editorahttp://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/152
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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