Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48224

TítuloAutonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
Outro(s) título(s)Autonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meanings
Autor(es)Silva, Kelly Andréa Oliveira da
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveJovens em acolhimento residencial
Percursos de carreira
Decisões escolares
Experiência de acolhimento
Processo de autonomização
Youngsters in residential care
Career paths
Academic decisions
Foster care experience
Autonomisation process
Data2017
Resumo(s)O número de jovens em situação de acolhimento residencial em Portugal justifica a necessidade de atender a como se processa o seu desenvolvimento de carreira, em especial na fase de autonomização. Este estudo pretende analisar a perceção dos jovens acerca dos seus percursos de carreira e vivência do processo de autonomização. Participaram no estudo sete jovens em acolhimento residencial na fase de autonomização, seis raparigas (85,71%) e um rapaz (14,9%) com idades entre os 17 e 19 anos (Midade= 17.71, DP= 0.76), a quem foi administrado um questionário sociodemográfico e um guião de entrevista analisando três dimensões: perceção dos percursos e decisões escolares, perceção da experiência de acolhimento e perceção do processo de autonomização. Os resultados da análise de conteúdo de Bardin revelaram como principais categorias do discurso as alternativas de escolha de carreira, autonomia nas decisões escolares, motivos de escolha do curso atual, papel dos estudos, pessoas significativas nos percursos, valores de vida, sentimentos, pensamentos, aprendizagens e memórias da experiência em acolhimento, sentimentos e pensamentos na saída do acolhimento, planeamento da saída do acolhimento, dificuldades e recursos percecionados. Estes resultados são interpretados e discutidos retirando-se implicações a nível da intervenção da carreira.
The number of youngsters in residential foster care situationin Portugal, justify the need to understand how their career development process, specially in the autonomisation fase. Therefore this study consists in analyzing the perception of these youngsters about their career paths and experience of this process. Seven youngsters in residential foster care in process of autonomisation take part in this study, six girls (85,71%) and one boy (14,9%) with ages between 17 and 19 (Mage=17.71, DP=0.76), to whom have been presented a sociodemographic survey and the interview guide analyzing three dimensions: perception of academic decisions and career, foster care experience and autonomisation process. The results of Bardin’s content analysis revealed, as main categories of the speech, the alternative career choices, autonomy in academic decisions, reasons of current academic course choice, role of the studies, significant people in their paths, life values, feelings, thoughts, learnings and foster care experience memories, feelings and toughts on the departure of foster care, dificulties and perceived resources. These outputs are interpreted and discussed and then, conclusions are drawn on the implications on career intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48224
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Kelly Andréa Oliveira da Silva.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID