Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48224
Título: | Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
Outro(s) título(s): | Autonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meanings |
Autor(es): | Silva, Kelly Andréa Oliveira da |
Orientador(es): | Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares |
Palavras-chave: | Jovens em acolhimento residencial Percursos de carreira Decisões escolares Experiência de acolhimento Processo de autonomização Youngsters in residential care Career paths Academic decisions Foster care experience Autonomisation process |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O número de jovens em situação de acolhimento residencial em Portugal justifica a necessidade
de atender a como se processa o seu desenvolvimento de carreira, em especial na fase de
autonomização. Este estudo pretende analisar a perceção dos jovens acerca dos seus percursos
de carreira e vivência do processo de autonomização. Participaram no estudo sete jovens em
acolhimento residencial na fase de autonomização, seis raparigas (85,71%) e um rapaz (14,9%)
com idades entre os 17 e 19 anos (Midade= 17.71, DP= 0.76), a quem foi administrado um
questionário sociodemográfico e um guião de entrevista analisando três dimensões: perceção
dos percursos e decisões escolares, perceção da experiência de acolhimento e perceção do
processo de autonomização. Os resultados da análise de conteúdo de Bardin revelaram como
principais categorias do discurso as alternativas de escolha de carreira, autonomia nas decisões
escolares, motivos de escolha do curso atual, papel dos estudos, pessoas significativas nos
percursos, valores de vida, sentimentos, pensamentos, aprendizagens e memórias da
experiência em acolhimento, sentimentos e pensamentos na saída do acolhimento, planeamento
da saída do acolhimento, dificuldades e recursos percecionados. Estes resultados são
interpretados e discutidos retirando-se implicações a nível da intervenção da carreira. The number of youngsters in residential foster care situationin Portugal, justify the need to understand how their career development process, specially in the autonomisation fase. Therefore this study consists in analyzing the perception of these youngsters about their career paths and experience of this process. Seven youngsters in residential foster care in process of autonomisation take part in this study, six girls (85,71%) and one boy (14,9%) with ages between 17 and 19 (Mage=17.71, DP=0.76), to whom have been presented a sociodemographic survey and the interview guide analyzing three dimensions: perception of academic decisions and career, foster care experience and autonomisation process. The results of Bardin’s content analysis revealed, as main categories of the speech, the alternative career choices, autonomy in academic decisions, reasons of current academic course choice, role of the studies, significant people in their paths, life values, feelings, thoughts, learnings and foster care experience memories, feelings and toughts on the departure of foster care, dificulties and perceived resources. These outputs are interpreted and discussed and then, conclusions are drawn on the implications on career intervention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48224 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelly Andréa Oliveira da Silva.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |