Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48254

TítuloAdaptabilidade de carreira em adolescentes: eficácia de uma intervenção vocacional
Outro(s) título(s)Career adaptability in adolescents: efficacy of a career intervention
Autor(es)Rodrigues, Bárbara Alexandra Cunha
Orientador(es)Cunha, Maria Céu
Palavras-chaveIntervenção vocacional
Adaptabilidade
Avaliação da eficácia
Adolescência
Career intervention
Adaptability
Efficacy
Adolescence
Data2017
Resumo(s)Este estudo destina-se a avaliar a eficácia de uma intervenção psicológica vocacional em grupo na adaptabilidade de carreira de adolescentes. A intervenção inclui cinco sessões semanais de 90 minutos, com os alunos, e duas sessões com os encarregados de educação. Destina-se a apoiar uma tomada de decisão eminente, numa abordagem relacional desenvolvimentista do aconselhamento de carreira. Participaram 1732 alunos de ambos os sexos [895 (51,7%) raparigas, com idades entre os 13 e os 18 anos (M=14.40, DP= 0.81)], distribuídos por grupo de intervenção (n = 1262) e comparativo (n = 470). Os participantes frequentavam o 9º ano em 15 escolas públicas de Braga. Os resultados da intervenção avaliaram-se com a Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste. Recorreu-se à análise de variância multivariada bifatorial mista, para testar diferenças interindividuais em função do grupo, entre os dois momentos de avaliação, e da interação entre tempo e grupo, nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Verificou-se um efeito multivariado estatisticamente significativo do momento de avaliação e da interação entre o tempo e o grupo na adaptabilidade, e valores de magnitude dos efeitos da intervenção de baixos a moderados. Conclui-se sobre a eficácia do programa e sobre a necessidade de desenvolvimento de investigações futuras.
This study aims to evaluate the effectiveness of a career group intervention in adolescents’ career adaptability. The program includes five weekly sessions of 90 minutes with students, and two sessions with the caregivers. It is intended to support an eminent decision-making based on a developmental relational approach to career counseling. Participated 1,732 students of both sexes [895 (51.7%) girls, aged 13 to 18 years old (M = 14.40, SD = 0.81)], distributed by and intervention (n = 1262) and comparison (n = 470) groups. Participants attended the 9th grade in 15 public schools in Braga. The results of the intervention were assessed with the Adaptability Scale, in a pre- and post-test. Multivariate bifatorial mixed analysis of variance was used to test interindividual differences as a function of the group, between the two moments of assessment, and the interaction between time and group, in the dimensions of career adaptability. There was a statistically significant multivariate effect of the time of assessment and the interaction between the time and group in adaptability, and magnitude of the effects of low to moderate intervention. We conclude on the effectiveness of the program and on the need to develop future research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48254
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bárbara Alexandra Cunha Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
337,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID