Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48304

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas depor
dc.contributor.authorFigueiras, Ana Sofia Nevespor
dc.date.accessioned2017-12-13T15:31:25Z-
dc.date.available2017-12-13T15:31:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48304-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractO mutismo seletivo é uma perturbação complexa, bastante resistente à terapia, em que se deve ter em atenção todos os fatores situacionais, contextuais, e características individuais da criança, para um tratamento bem-sucedido. Este estudo de caso demonstra o processo de avaliação e terapêutico de uma menina de 10 anos que apresenta mutismo seletivo. O objetivo principal é compreender mais detalhadamente esta perturbação e as suas implicações na vida da criança. Recorrendo a uma terapia cognitiva-comportamental adaptada, com recurso ao jogo como forma de intervenção, pretendeu-se perceber quais revelaram ser as melhores estratégias com sucesso ao longo de todo o processo terapêutico. O tratamento consistiu em 47 sessões, incluindo psicoeducação, relaxamento, jogos lúdicos, exposição e sistema de recompensas. Os progressos obtidos são listados ao longo do estudo e surgem de um trabalho em equipa de terapeutas, direcionado especificamente para a criança. Ainda são necessários estudos nesta problemática, para encontrar mais respostas que possam ajudar estas crianças.por
dc.description.abstractSelective mutism is a complex disorder, quite resistant to therapy, in which all the situational and contextual factors, and individual characteristics of the child must be taken into account in order for a successful treatment. This case study demonstrates assessment and therapeutic processes of a 10-year-old girl with selective mutism. The main objective is to detailed understand this disorder and its implications in child's life. Using adapted cognitivebehavioral therapy, and play-therapy as a form of intervention, we tried to understand what proved to be the best strategies successfully throughout the therapeutic process. The treatment consisted of 47 sessions, including psychoeducation, relaxation, playful games, exposure and rewards system. The progress achieved is listed throughout the study and comes from a teamwork of therapists, specifically aimed at the child. Studies are still needed on this problem, to find more answers that can help these children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMutismo seletivopor
dc.subjectTerapia cognitiva-comportamentalpor
dc.subjectTerapia pelo jogopor
dc.subjectEquipa de terapeutaspor
dc.subjectMutismpor
dc.subjectCognitive behavioral therapypor
dc.subjectPlay therapypor
dc.subjectTherapist's teampor
dc.titleFatores de eficácia na intervenção clínica no mutismo seletivo: estudo de casopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201718723por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Neves Figueiras.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID