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TítuloReflexividade ética na carreira, valores de experimentação e curiosidade em estudantes universitários
Outro(s) título(s)Ethical reflexivity in career, values of experimentation and curiosity in university students
Autor(es)Costa, Ana Catarina Ribeiro da
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveReflexividade ética
Curiosidade
Valores
Experimentação
Carreira
Ethical reflexivity
Curiosity
Values
Experimentation
Career
Data2017
Resumo(s)As considerações éticas na construção da própria carreira já estão presentes nas reflexões dos jovens há algum tempo, no entanto, na sociedade atual, assumem maior significado psicológico, havendo necessidade de investigação nesta área. O presente artigo estuda a reflexividade ética na carreira, os valores de experimentação e a curiosidade em jovens universitários, explorando se os níveis de reflexividade ética podem explicar a existência de valores de experimentação ou de respostas adaptativas de curiosidade. Participaram no estudo 488 universitários de ambos os sexos (73.1% raparigas), com idades compreendidas entre os 18 e os 53 anos (M = 21.9, DP = 4.1), a frequentar diferentes anos e cursos universitários. Os participantes responderam a um questionário de dados demográficos, uma escala Adaptabilidade na Carreira, a um Questionário dos Valores Básicos e a um questionário de resposta aberta com situações dilemáticas acerca da Carreira. Os resultados de análises de regressão linear hierárquica indicam que existem associações significativas entre os níveis de reflexividade ética na carreira e a curiosidade e que não existe relação entre os níveis de reflexividade ética na carreira e a subfunção experimentação, na população em estudo. Estes resultados apoiam a evidência de que níveis superiores de reflexividade ética favorecem a curiosidade.
The ethical considerations in the construction of every individual career have already been in the reflections of young people for some time, however, in today's society, they assume greater psychological significance, and there is a need for research in this area. This article studies the ethical reflexivity in the career, the values of experimentation and the curiosity in university students, exploring if the levels of ethical reflexivity can explain the existence of values of experimentation or the existence of adaptive answers of curiosity. A total of 488 male and female university students (73.1% girls), aged 18-53 (M = 21.9, SD = 4.1), attending different years and university courses participated in the study. Participants responded to a demographic data questionnaire, a Career Adaptability Scale, a Core Values Questionnaire, and an open response questionnaire with some dilemmas about Career. The results of hierarchical linear regression analysis indicate that there are significant associations between the levels of ethical reflexivity in the career and curiosity and there is no relation between the levels of ethical reflexivity in the career and the experimentation subfunctioning in this population. These results support the evidence that higher levels of ethical reflexivity favor curiosity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48329
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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