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https://hdl.handle.net/1822/48329
Título: | Reflexividade ética na carreira, valores de experimentação e curiosidade em estudantes universitários |
Outro(s) título(s): | Ethical reflexivity in career, values of experimentation and curiosity in university students |
Autor(es): | Costa, Ana Catarina Ribeiro da |
Orientador(es): | Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares |
Palavras-chave: | Reflexividade ética Curiosidade Valores Experimentação Carreira Ethical reflexivity Curiosity Values Experimentation Career |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | As considerações éticas na construção da própria carreira já estão presentes nas reflexões dos
jovens há algum tempo, no entanto, na sociedade atual, assumem maior significado
psicológico, havendo necessidade de investigação nesta área. O presente artigo estuda a
reflexividade ética na carreira, os valores de experimentação e a curiosidade em jovens
universitários, explorando se os níveis de reflexividade ética podem explicar a existência de
valores de experimentação ou de respostas adaptativas de curiosidade. Participaram no estudo
488 universitários de ambos os sexos (73.1% raparigas), com idades compreendidas entre os
18 e os 53 anos (M = 21.9, DP = 4.1), a frequentar diferentes anos e cursos universitários. Os
participantes responderam a um questionário de dados demográficos, uma escala
Adaptabilidade na Carreira, a um Questionário dos Valores Básicos e a um questionário de
resposta aberta com situações dilemáticas acerca da Carreira. Os resultados de análises de
regressão linear hierárquica indicam que existem associações significativas entre os níveis de
reflexividade ética na carreira e a curiosidade e que não existe relação entre os níveis de
reflexividade ética na carreira e a subfunção experimentação, na população em estudo. Estes
resultados apoiam a evidência de que níveis superiores de reflexividade ética favorecem a
curiosidade. The ethical considerations in the construction of every individual career have already been in the reflections of young people for some time, however, in today's society, they assume greater psychological significance, and there is a need for research in this area. This article studies the ethical reflexivity in the career, the values of experimentation and the curiosity in university students, exploring if the levels of ethical reflexivity can explain the existence of values of experimentation or the existence of adaptive answers of curiosity. A total of 488 male and female university students (73.1% girls), aged 18-53 (M = 21.9, SD = 4.1), attending different years and university courses participated in the study. Participants responded to a demographic data questionnaire, a Career Adaptability Scale, a Core Values Questionnaire, and an open response questionnaire with some dilemmas about Career. The results of hierarchical linear regression analysis indicate that there are significant associations between the levels of ethical reflexivity in the career and curiosity and there is no relation between the levels of ethical reflexivity in the career and the experimentation subfunctioning in this population. These results support the evidence that higher levels of ethical reflexivity favor curiosity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48329 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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