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TítuloGrelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
Outro(s) título(s)A grid for analysing the role of laboratory activities in science textbooks in the articulated learning of scientific processes and metacognitive strategies
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Carvalho, Maria Armanda
Palavras-chaveManuais escolares
Atividades laboratoriais
Processos científicos
Estratégias metacognitivas
Textbooks
Laboratory activities
Scientific processes
Metacognitive strategies
DataDez-2017
EditoraUniversidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP-PPGEN)
RevistaREPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino
CitaçãoCoelho da Silva, José Luís & Carvalho, Maria Armanda (2017). Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de Ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e esratégias metacognitivas. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 1(2), pp. 3-30.
Resumo(s)A perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.
The perpetuation of textbooks by successive educational systems and the relevance they attribute to them in the teaching and learning, justify, in particular, after educational reforms their recurrent consideration as an object of evaluation and research. It is important to emphasize a science teaching that is not limited to substantive knowledge but which also values other dimensions, namely learning scientific processes and metacognitive strategies. These assumptions support the construction of a grid that guides the analysis, both in the pedagogical and in the investigative context, of the operationalization of scientific processes and metacognitive strategies in laboratory activities of textbooks and that constitutes a reference in the conception of this type of activities by teachers and authors of textbooks. The inclusion in the grid of scientific processes and metacognitive strategies is justified by the significant contribution of metacognitive strategies in learning and, consequently, in the learning of scientific processes. The grid specifies several aspects of scientific processes and metacognitive strategies that together contribute to the understanding of their nature and to the development of performing ability. It integrates several modes of operationalization, conceived in function of the emphasis they can take and of the presupposition of the laboratory activities, as a facilitator medium of the development of students’ autonomy. The application of the grid implies a qualitative analysis as well as a quantitative analysis of the operationalization modes of the scientific processes and metacognitive strategies. Consequently, it allows a characterisation of the laboratory activities included in textbooks, and where tendencies and regularities may or may not be established.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48332
ISSN2526-9542
Versão da editorahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1217
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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