Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4843

TítuloIdentificação das práticas de lazer : estudo com crianças do 1.º ciclo do ensino básico de Valpaços
Outro(s) título(s)Leisure practices identification
Autor(es)Pedro, Carla Sofia Faria
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveCriança
Tempos livres
Lazer
Actividade física
Escola
Recreio
Espaços lúdicos, desportivos, culturais
Child
Free time
Leisure
Physical activities
School
Playground
Facilities
Entertainment
Sports
Culture
Data2005
Resumo(s)Este projecto de investigação tem como objectivos gerais identificar as práticas de lazer; procurar saber como é que as crianças, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, preenchem os seus tempos livres: quais as actividades realizadas no tempo livre fora da escola e identificar os espaços de lazer para a infância existentes na cidade de Valpaços. Assim sendo, convictos do que se pretende estudar neste projecto de investigação, partimos do seguinte problema: as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico preenchem os seus tempos livres, fora da escola, de acordo com as suas preferências na actividade lúdica ou em função da oferta de espaços de lazer existentes na cidade de Valpaços? Para tentarmos averiguar como as crianças ocupam os seus tempos livres, foi utilizado um questionário administrado a todas as crianças do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade da escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Valpaços. O questionário inclui questões que permitem detectar a realização das práticas de tempos livres, fora da escola, inclusive quais as actividades de lazer que praticam: se fazem alguma actividade orientada; se costumam fazer jogos tradicionais; a que é que brincam mais; qual a actividade preferida; se os pais costumam brincar com as crianças; se já brincaram num parque infantil, entre outras. O questionário é constituído por dezasseis questões, sendo a maior parte delas fechadas, facilitando o apuramento dos resultados. A amostra deste estudo é constituída por 156 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os sete e os doze anos. O Software estatístico utilizado foi o SPSS. Constatámos que a actividade orientada mais frequentada pelas crianças é a catequese, seguida pelo futebol (rapazes) e o escutismo (raparigas), verificando-se que os pais têm um papel bastante influente na escolha das mesmas. O estatuto socio-económico da família influencia a prática de actividades orientadas. Ver televisão, passear e estar com os amigos, são actividades realizadas como forma de ocupar os tempos livres. Verificámos um grande envolvimento parental nas brincadeiras dos filhos, tendo a mãe um papel mais relevante. A aranha, os baloiços e o escorrega são os utensílios lúdicos preferidos pelas crianças num parque infantil. Grande parte das crianças pratica a actividade preferida.
This research project wants to identify the practices of leisure; try to know how children (Elementary School) fill their free time; which activities are done outside of school and to identify the leisure facilities that children can use in the city of Valpaços. Therefore, knowing the purposes of this research project, we start from this problem: the elementary school children fill their leisure time, out of school, according their preferences in the leisure activity or by the offer of leisure facilities existing in the city of Valpaços? To try to inquire how children spend their leisure time, I used a questionnaire that was given to the children of the 2nd, 3rd and 4th Grade of the Elementary School, that allows the detection of the practice of leisure activities, outside of school, including which leisure activities they practice; if they practise oriented activities; if they usually play traditional games; what games they play more; which activity they prefer; if parents usually play with their children; if they had already played in a playground among others. The questionnaire is composed by 16 questions, being almost all of them “closed”, allowing an easier verification of the result. The sample of this study is composed by 156 children, of both genders, from 7 to 12 years old. The statistical software used was the SPSS. We verified that the oriented activity more frequently used by children is the catechesis, followed by football (boys) and boy-scout movement (girls), verifying that parents have an important role in the choice of their leisure activities. The social and economical status of the family has influence upon the practice of the oriented activities. Watch television, go for a walk and being with friends, are activities performed as a way of spending their free time. We can see that parents are taking part in children games, having the mother a relevant role. The “spider”, the “swing” and the “slide” are the entertainment utensils preferred by children in a playground. Most children practice their favourite activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertaçao de mestrado em Estudos da Criança, área de Educação Física e Lazer.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4843
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEAEF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de mestrado.pdf2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Questionário.pdf60,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID