Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48580

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Nadja Maria de Lima Costapor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.date.accessioned2017-12-29T01:43:36Z-
dc.date.available2017-12-29T01:43:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48580-
dc.description.abstractAbordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais.por
dc.description.abstractWe discuss issues related to professionalism and teacher professional development, framed in a research carried out within the PhD in Educational Sciences, at the University of Minho. One of the objectives of this study was centered in the analysis of the relationship between identity and professional development of teachers, having as a sample the teachers of a Technology Course in Construction of Buildings (CSTCE) of a higher technological institute in Brazil. The results show that the professionalism and professional development of teachers in the CSTCE are related to higher education teaching in individual and collective settings, considering the personal, professional and organizational dimensions.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectprofissionalidadepor
dc.subjectdocentepor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectprofissionalpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectsuperiorpor
dc.subjectProfessionalismpor
dc.subjectprofessionalpor
dc.subjectdevelopmentpor
dc.subjecthigherpor
dc.subjecteducationpor
dc.titleProfissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasilpor
dc.title.alternativeProfessionalism and teacher professional development in technological education in Brazilpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/por
oaire.citationIssue6por
oaire.citationVolumeextraordinariopor
dc.identifier.eissn2386-7418por
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.06.2774por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_REIP_Costa-Silva.pdf699,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID