Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/486
Título: | Concepções de futuros professores de ciências físico-químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais |
Autor(es): | Afonso, Ana Sofia Leite, Laurinda |
Data: | 2000 |
Citação: | [“Revista Portuguesa de Educação”. Braga. ISSN 0871-9187. 13:1 (2000) 185-208.] |
Resumo(s): | De acordo com uma perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem, será de esperar que os futuros professores de Ciências Físico-Químicas tenham ideias prévias acerca do modo como esta disciplina deve ser ensinada e que essas ideias influenciem as suas aprendizagens em disciplinas que visam prepará-los para um ensino mais eficaz, como é o caso das disciplinas de Didáctica/Metodologias de ensino da Física e Química. O objectivo deste estudo é diagnosticar as concepções prévias de futuros professores, quando chegam à disciplina de Metodologia de ensino da Física e Química, no que se refere à utilização de actividades laboratoriais. Para efeitos de recolha de dados, pediu-se a futuros professores que se imaginassem professores do 8º ano e descrevessem como dariam uma aula cujo objectivo fosse ensinar o conceito de Reacção Química. Os resultados indicam que os futuros professores recorreriam bastante às actividades laboratoriais mas não as utilizariam da forma mais adequada. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/486 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaAfonso.pdf | 62,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |