Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/49188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabeleira, João | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T09:35:44Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T09:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49188 | - |
dc.description | ATAS DA 5ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE LUSÓFONA DE MORFOLOGIA URBANA | por |
dc.description.abstract | Entre 1668 e 1669 o príncipe toscano, Cósimo de Médicis, futuro Grão Duque Cósimo III, empreende uma viagem percorrendo Espanha, Portugal, Irlanda, Inglaterra, Holanda, Flandres e França. Para além do carácter formativo do príncipe, a viagem detém objectivos de reforço dos laços políticos entre as nações chegando até nós documentação escrita e gráfica que permite avaliar a experiência do jovem monarca a par de especificidades das sociedades e lugares com que contactou. Se o diário oficial da viagem, escrito por Lorenzo Magalotti, inclui a descrição dos lugares e das personagens com quem o príncipe contacta, e inclusivamente alguns dos seus diálogos, os registos gráficos de Pier Maria Baldi, conservados na Biblioteca Laurenziana de Florença, revelam uma visão da paisagem urbana (Elvas; Vila Viçosa; Évora; Setúbal; Lisboa; Santarém; Tomar; Coimbra; Porto; Viana, etc.) e rural (Aldeia Galega; Vila Longa; Fonte Coberta; S. Pedro de Rates, etc.) do Portugal de seiscentos. Porém, a visão de Baldi, o qual termina os desenhos em Florença a partir das anotações recolhidas em viagem, não corresponde estritamente a um registo objectivo. Nestas vedute projectam-se paralelamente dados da real vista nos lugares visitados e modelos do quadro cultural de referência do autor, ao mesmo tempo que se detecta o somatório de distintos pontos de vista numa mesma imagem a par de indícios de antecipação estimulados pelo desenho. Advindo daí incongruências na amplitude da veduta, escala e caracterização do representado, pretende-se a partir da veduta de Santarém proceder à identificação dos pontos de vista tomados para a montagem da imagem a par das estruturas representadas visando confrontar a realidade urbana (aquela que nos permite avaliar a imagem da urbe seiscentista) com a introdução de novos factores (averiguando-se ensejos imagéticos). O ensaio explora assim condições da imagem da urbe seiscentista portuguesa, centrando-se num caso particular fixado graficamente por Baldi, ao mesmo tempo que explora as qualidades do desenho inerentes ao género da veduta, nomeadamente daquelas que se balizam entre o registo do real e a projecção de referentes formais externos, a par da montagem de uma imagem global da urbe. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Viagem | por |
dc.subject | Veduta | por |
dc.subject | Santarém | por |
dc.subject | Cósimo | por |
dc.subject | Baldi | por |
dc.title | A viagem de Cósimo III de Médicis: imagem da cidade portuguesa de seiscentos, o caso de Santarém | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationStartPage | 39 | por |
oaire.citationEndPage | 50 | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Appears in Collections: | EAAD - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Viagem de Cósimo III de Médicis.pdf | 711,22 kB | Adobe PDF | View/Open |