Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49282

TítuloConhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Mathematical knowledge: a study with elementary education students
Autor(es)Mesquita, Sandra Manuela Pinto
Orientador(es)Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Palavras-chaveConhecimento do sistema numérico
Operações aritméticas
Resolução de problemas
Metas curriculares
Numerical system knowledge
Arithmetic operations
Problem-solving skills
Curricular goals
Data6-Jul-2017
Resumo(s)O conhecimento do sistema numérico, as operações aritméticas e a resolução de problemas são três áreas fundamentais do conhecimento matemático, cujos objectivos gerais e específicos estão actualmente consagrados, no sistema de ensino Português, no Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico. No sentido de se avaliar a congruência do conhecimento matemático dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico com as metas curriculares, 999 participantes responderam a uma Prova de Conhecimentos de Matemática (Lopes e Bueno, 2014). Os resultados mostraram que: (i) todos os participantes responderam, em média, a mais de metade dos itens que deveriam ser capazes de realizar de acordo com as metas curriculares; (ii) as áreas em que existe maior desfasamento entre as respostas dos participantes e aquilo que deveriam ser capazes de realizar, de acordo com as metas curriculares, são as operações aritméticas (no 1.º e 2.º anos) e a resolução de problemas (3.º e 4.º anos); e (iii) no geral, não foram encontradas diferenças entre os sexos no conhecimento matemático, em qualquer ano de escolaridade.
The knowledge of the numerical system, the arithmetic operations and the problem-solving skills are three fundamental areas of mathematical knowledge whose general and specific objectives are currently enshrined in the Program and Curriculum Goals of Mathematics Abilities. The present study aimed to evaluate congruence of the mathematical knowledge of 1 st through 4th grade students with the curriculum goals. Nine hundred and ninety-nine participants answered to the Mathematics Knowledge Test (Lopes e Bueno, 2014). The results show that: (i) in average, all participants answered to more than half of the items they were expected to answer according to the curricular goals; (ii) the areas where there is a larger gap between the participants’ answers and what they should be able to perform according to the curricular goals, are the arithmetic operations (in first and second graders) and problemsolving skills (in third and fourth graders); and (iii) generically, no performance differences were found between sexes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49282
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Manuela Pinto Mesquita.pdf
Acesso restrito!
Tese2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID