Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49386
Título: | A excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário |
Autor(es): | Borges, Germano José Conceição Pinto Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência escolar Acesso ao ensino superior Percursos estudantis Recompensa do mérito escolar |
Data: | 2017 |
Citação: | Borges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A Excelência em Transição: As Dinâmicas de Acesso ao Ensino Superior de Estudantes Distinguidos no Ensino Secundário. In G. S. Carvalho & M. L. Dionísio (Orgs.). II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 71-78. |
Resumo(s): | Mapear as dinâmicas de acesso ao ensino superior público de 340 antigos estudantes de cursos científico-humanísticos distinguidos por mérito escolar no 10.º; 11.º; 12.º constitui o objetivo primeiro desta comunicação enquadrada em projeto de doutoramento financiado (SFRH/BD/102429/2014). A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior, com 32,9% dos estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49386 |
ISBN: | 978-989-8525-51-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons