Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49491

TítuloO desenvolvimento de competências - chave no ensino da contabilidade em Portugal: estudo exploratório sobre a perceção dos alunos
Outro(s) título(s)The development of key competencies in Portugal accounting education: exploratory study on the perception of the students
Autor(es)Gouveia, Rosa Manuela Oliveira
Orientador(es)Gomes, Delfina
Palavras-chaveCompetências - chave / transversais
Ensino da contabilidade
Processo de Bolonha
Alunos
International education standard
Key / transversal competences
Accounting education
Bologna process
Students
Data2017
Resumo(s)Refletir sobre o Processo de Bolonha é o nosso objetivo. Sobretudo naquilo que consideramos ser a pedra angular deste processo: o desenvolvimento de competênciaschave (transversais) no ensino superior, em particular no ensino da Contabilidade em Portugal. A Declaração de Bolonha tem como objetivos o aumento da mobilidade e da empregabilidade dos jovens através do reconhecimento de competências num espaço transnacional europeu. Trata-se de um processo de reformas de estrutura dos cursos de ensino superior, mas sobretudo, de um processo de reformas na maneira de olhar e praticar o ensino-aprendizagem, com a necessidade de mudar o paradigma da educação da simples transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento de competências – chave que se querem transversais a todos os níveis na formação dos jovens. É neste âmbito que se enquadra a presente tese de mestrado, tendo como objetivo perceber qual o cenário atual do ensino da Contabilidade no que diz respeito à passagem de um sistema de ensino baseado na transmissão de conhecimentos para um sistema de ensino baseado na participação ativa dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, isto é, se esta mudança existiu ou não. Para tal, esta investigação inclui as perceções dos alunos de Contabilidade sobre a presença de um ensino onde se promove o desenvolvimento de competências transversais. O principal contributo desta investigação passa por traçar um primeiro esboço daquilo que será a panorâmica do nosso atual sistema de ensino superior em Contabilidade, caracterizando-o ao nível das competências transversais através dos olhos dos alunos, e confrontando-o com o preconizado pelo Processo de Bolonha. Esta informação permite aos Estabelecimentos de Ensino Superior, aos organismos profissionais, às empresas e à sociedade em geral implementar estratégias que permitam aproximar o perfil dos alunos às necessidades do mercado de trabalho e às exigências colocadas pelo mundo económico, implicando assim uma aprendizagem ao longo da vida. Esta investigação enquadra-se num estudo de caso de natureza exploratória, com a utilização do questionário por amostragem. Trata-se de um estudo quantitativo. As principais conclusões que decorrem desta investigação mostram que a mudança de paradigma educacional previsto em Bolonha não existiu. Os alunos percebem que as competências transversais são adquiridas em outros contextos que não em sala de aula.
Reflecting on the Bologna Process is our goal. Particularly in what we consider to be the cornerstone of this process: the development of key competences (transversal competences) in higher education, in particular in Portugal accounting education. The Bologna Declaration aims to increase the mobility and employability of the students by recognizing competences in a european transnational area. It is a process of reforms the structure of higher education courses, but above all, a process of reforms in the way of looking at and practicing teaching-learning process, with the need to change the paradigm of education from the simple transmission of knowledge to the development of key competences that we whant to be transversal at all levels in the training of the students. It is within this scope that this master's thesis is framed, aiming to understand the current scenario of accounting education in what refers to the transition from a system education based on the transmission of knowledge, to an education system based on the active participation of the students in their own learning process. This investigation includes the perceptions of Accounting students about the presence of a education system where the development of key competences is promoted. The main contribution of this research is to outline of what will be the overview of our current system of higher education in Accounting, characterizing it at the level of key competences through the eyes of the students, and confronting it with the one recommended by the Process of Bologna. This information enables Universities, professional bodies, companies and society in general to implement strategies to bring the profile of the students closer to the needs of the labor market and the demands placed on them by the economic world. This research is part of an exploratory case study, using a sample surveys with a questionnaire. This is a quantitative study. The main conclusions of this research show that the educational paradigm change assumed in Bologna Process, did not exist yet. Students perceive that key competences are acquired in other contexts and not in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49491
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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