Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49691

TítuloDeterminantes da procura de seguros do ramo vida na União Europeia
Outro(s) título(s)Determinants of life insurance demand in the European Union
Autor(es)Fernandes, Ana Sofia Pinto
Orientador(es)Veiga, Paula
Palavras-chaveSeguros de vida
Determinantes da procura de seguros de vida
Prémios de seguros
Mercado segurador europeu
União Europeia
Life insurance
Determinants of life insurance demand
Insurance premiums
European insurance market
European Union
Data2017
Resumo(s)A globalização e a desregulamentação dos serviços financeiros na União Europeia (UE), com vista à criação de um mercado único europeu de serviços financeiros, conduziram a alterações na estrutura do mercado e nos canais de distribuição do setor de seguros europeu. Todas estas alterações na estrutura do mercado, aumentaram a concorrência do setor segurador da UE e impulsionaram o crescimento dos seguros de vida em vários países, contudo, as disparidades na procura de seguros de vida entre países continuam a ser muito notáveis. O presente estudo pretende analisar os determinantes da procura de seguros de vida, nos vinte e oito Estados-membros da União Europeia, de forma a compreender as diferenças na procura entre os países. Assim, procura-se perceber qual o impacto de variáveis demográficas, económicas e culturais na procura de seguros de vida. Os resultados sugerem que países em que a população tem um rendimento mais elevado, a esperança de vida é maior e o rácio de dependência jovem é mais elevado, a procura de seguros de vida tende a ser mais elevada. Pelo contrário, países com um maior rácio de dependência idoso e onde a percentagem de população com o nível de ensino terciário é mais elevada, a procura de seguros de vida tende a ser menor. Variáveis como os gastos do Estado em Segurança Social, a dimensão da população e a percentagem de população com filiação religiosa cristã, também parecem estimular a procura de seguros de vida.
Globalization and deregulation of European Union (EU) financial services, on view to creating a single European financial services market, have led to changes in market structure and distribution channels of the European insurance industry. All these changes in market structure, have increased the competition in EU insurance sector and boosted life insurance growth in several countries. However, disparities in life insurance demand between countries remain considerable. The present study aims analyse the determinants of life insurance demand in the twenty-eight Member States of the European Union, to understand the differences in demand between countries. Thus, we try to understand the impact of demographic, economic and cultural variables on the demand for life insurance. The results suggest that countries where the population has a higher income, a higher life expectancy and a higher young dependency ratio, the demand for life insurance tends to be higher. On the contrary, countries with a higher old dependency ratio and where a higher proportion of the population has a tertiary education, the demand for life insurance tends to be lower. Variables as State's social security expenditures, population size and percentage of population with Christian religious affiliation, also appear to stimulate life insurance demand.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49691
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Pinto Fernandes.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID