Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49720

TitleProntidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
Other titlesHigher education students’ readiness for the learning of linear algebra
Author(s)Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
KeywordsProntidão
Álgebra linear
Alunos do ensino superior
Readiness
Linear algebra
Higher education students
Issue dateJan-2016
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
JournalEducação Matemática Pesquisa
CitationBarros, P. M., Fernandes, J. A. & Araújo, C. M. (2016). Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, 43-59.
Abstract(s)Neste artigo estuda-se a prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear, salientando a natureza teórica desta área de conhecimento. Participaram no estudo alunos do ensino superior, de uma turma do 1.º ano, de um Instituto Politécnico do norte de Portugal. Os alunos responderam a um teste diagnóstico, cujas questões incorporavam conteúdos lecionados durante os anos escolares anteriores à entrada no ensino superior, considerados como pré-requisito para a aprendizagem de álgebra linear numa vertente mais teórica. Dos resultados do estudo, destacam-se as grandes dificuldades dos alunos em todos os conteúdos avaliados, verificando-se que mais de metade apresentou respostas incorretas ou não respondeu às questões colocadas, donde se conclui que os alunos não apresentam um grau de prontidão adequado para aprendizagem de álgebra linear.
In this paper we study the readiness of higher education students for linear algebra learning, emphasizing the theoretical nature of this area of knowledge. Higher education students participated in the study, a class of 1st year of a Polytechnic Institute from the north of Portugal. Students answered a diagnostic test, whose questions incorporated content taught during the previous school years to entry into higher education, considered as a prerequisite for learning linear algebra in a more theoretical approach. From the results of the study, we highlight the great difficulties of the students in all evaluated contents, verifying that more than half had incorrect answers or did not respond to the questions. So we conclude that students do not have an appropriate degree of readiness to learning linear algebra.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49720
ISSN1983-3156
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 Educação Matemática Pesquisa.pdf906 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID