Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49979

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.date.accessioned2018-02-01T12:06:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-05-
dc.identifier.citationVieira, F. (2011). A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. Linguarum Arena, 2, 9-25.por
dc.identifier.issn1647-8770por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49979-
dc.description.abstractNo presente artigo, defende-se a centralidade da experiência nos processos de (trans)formação profissional. Por referência a uma disciplina de mestrado que articula as questões da educação em línguas e da supervisão pedagógica, propõe-se uma abordagem em que os professores-formandos são atores principais da construção do conhecimento e da mudança educativa, num enquadramento ético-concetual que valoriza a autonomia dos sujeitos. Nessa abordagem, a dimensão profissional da didática institui-se como eixo de desenvolvimento da sua dimensão formativa. Numa lógica de (auto)questionamento e emancipação profissional, e colocando a investigação ao serviço da pedagogia, os professores exploram o espaço entre o real e o ideal, interrogando e reconstruindo o sentido da experiência educativa. Desta perspetiva, a didática profissional é uma didática-em-movimento indissociável da ressignificação da experiência, sempre transitória e inacabada.por
dc.description.abstractThe present paper advocates the centrality of experience in theprocess of professional transformation. With reference to a post-graduate course that articulates language education with pedagogical supervision, an approach is proposed where trainee teachers are the main actors in knowledge construction and educational change. In this approach, profissional didactics is the axis for the development of teacher education.Through self-questioning and professional empowerment, and by puttingresearch in the service of pedagogy, teachers explore the space between real and ideal, thus interrogating and reconstructing the meaning of educational experience. From this perspective, professional didactics is didactics-in-motion. It cannot be dissociated from re-signifying experience and is always transitional and unfinishedpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)por
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectExperiência educativapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDidática profissionalpor
dc.subjectEducational experiencepor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.subjectProfessional didacticspor
dc.titleA experiência educativa como espaço de (trans)formação profissionalpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9830.pdfpor
oaire.citationStartPage9por
oaire.citationEndPage25por
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.eissn2182-973Xpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalLinguarum Arenapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional.pdf
Acesso restrito!
1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID