Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49979
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Flávia | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T12:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.date.submitted | 2011-05 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, F. (2011). A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. Linguarum Arena, 2, 9-25. | por |
dc.identifier.issn | 1647-8770 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49979 | - |
dc.description.abstract | No presente artigo, defende-se a centralidade da experiência nos processos de (trans)formação profissional. Por referência a uma disciplina de mestrado que articula as questões da educação em línguas e da supervisão pedagógica, propõe-se uma abordagem em que os professores-formandos são atores principais da construção do conhecimento e da mudança educativa, num enquadramento ético-concetual que valoriza a autonomia dos sujeitos. Nessa abordagem, a dimensão profissional da didática institui-se como eixo de desenvolvimento da sua dimensão formativa. Numa lógica de (auto)questionamento e emancipação profissional, e colocando a investigação ao serviço da pedagogia, os professores exploram o espaço entre o real e o ideal, interrogando e reconstruindo o sentido da experiência educativa. Desta perspetiva, a didática profissional é uma didática-em-movimento indissociável da ressignificação da experiência, sempre transitória e inacabada. | por |
dc.description.abstract | The present paper advocates the centrality of experience in theprocess of professional transformation. With reference to a post-graduate course that articulates language education with pedagogical supervision, an approach is proposed where trainee teachers are the main actors in knowledge construction and educational change. In this approach, profissional didactics is the axis for the development of teacher education.Through self-questioning and professional empowerment, and by puttingresearch in the service of pedagogy, teachers explore the space between real and ideal, thus interrogating and reconstructing the meaning of educational experience. From this perspective, professional didactics is didactics-in-motion. It cannot be dissociated from re-signifying experience and is always transitional and unfinished | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP) | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Experiência educativa | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Didática profissional | por |
dc.subject | Educational experience | por |
dc.subject | Teacher education | por |
dc.subject | Professional didactics | por |
dc.title | A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9830.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 9 | por |
oaire.citationEndPage | 25 | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
dc.identifier.eissn | 2182-973X | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Linguarum Arena | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional.pdf Acesso restrito! | 1,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |